Pular para o conteúdo

Plantas em casa

COMO CUIDAR DA PLANTA JIBOIA

planta Jiboia

Saiba tudo sobre a planta que vai bem em qualquer ambiente

A jiboia é uma das plantas mais cultivadas dentro de casa, desde o tempo dos nossos avós.

Essa trepadeira da família das Aráceas chama a atenção por suas folhas brilhantes, que podem ser totalmente verdes ou variegadas, com manchas ou listras em diferentes tonalidades, ou mesmo diferentes desenhos que variam conforme a espécie, criando um lindo efeito ornamental.

PUBLICIDADE

As folhas da jiboia são dispostas no caule de forma alternada. São coriáceas, ou seja, com textura semelhante ao couro, rígidas, porém bastante maleáveis.  Quando mais jovens, têm formato de coração e podem variar de tamanho entre 10 e 15 cm, mas com o passar do tempo elas podem dobrar de tamanho e ficar mais arredondadas.

Na natureza, as jiboias trepam pelos troncos e galhos das árvores e palmeiras e se agarram com suas raízes nas cascas, avançando rapidamente na direção da copa com ramos que podem chegar a 20 m de comprimento. Foi por conta dessa característica de subir pelas árvores que a planta ganhou o nome popular de jiboia.

Dentro de casa, as jiboias podem atingir facilmente de 1,20 m a 1,80 m.

Na natureza, a planta jiboia se agarra no tronco das árvores, subindo até a copa. Suas folhas podem medir mais de 1m.

Afinal, a jiboia é uma trepadeira, uma planta pendente ou uma forração?

É comum encontrarmos no comércio vasos com a jiboia já agarrada a um tutor de madeira, fibra de coco ou mesmo bambu, mas isso não significa que você terá que usá-la apenas como trepadeira.

PUBLICIDADE

Dependendo do uso que você escolher, a planta pode mudar de comportamento.

Se você colocá-la encostada em uma treliça ou estrutura mais alta, ou até mesmo junto de uma parede, em pouco tempo a jiboia vai se fixar e começar a subir.

Se estiver plantada em um vaso pendurado e com os galhos caídos, ela se comportará como uma planta pendente e, em pouco tempo, seus ramos poderão encostar no chão. 

Toda essa flexibilidade faz da jiboia uma das preferidas para uso em jardins verticais.

E não para por aí: para jardins em áreas externas, a jiboia pode ser usada como forração, já que ela tem capacidade de se alastrar horizontalmente, ajudando no fechamento de canteiros e até mesmo em taludes.

jiboia usada como forração no jardim

A Jiboia é uma excelente opção de forração para jardins.

Conheça algumas variedades da planta jiboia

Hoje em dia é possível encontrar com certa facilidade em supermercados, floriculturas e garden centers algumas variedades de jiboias com cores e estampas que deixam qualquer um em dúvida na hora escolher.

PUBLICIDADE

Além das plantas variegadas (aquelas com manchas ou desenhos naturais), encontramos também cultivares, ou seja, variedades que não se originaram naturalmente, mas por cultura.

Dá uma olhada em alguns tipos de jiboia planta:

Jiboia / planta jiboia limão / planta jiboia amarela
Epipremnum pinnatum

Jiboia branca/ planta jiboia branca
Epipremnum aureum 'marble queen'

Jiboia branca

Jiboia prateada
Scindapsus pictus 'Argyraeus'

Jiboia prateada Scindapsus pictus 'Argyraeus'

Jiboia Njoy
Epipremnum aureum 'Njoy'

jiboia 'n-joy'- Epipremnum aureum 'Njoy'

Jiboia Manjula
Epipremnum aureum 'Manjula'

Jiboia Manjula - Epipremnum aureum 'Manjula'

Quer aprender como cuidar da planta jiboia em vaso?
Continue a leitura e fique por dentro de tudo!

 

Onde colocar a planta jiboia?

Se você tem dúvidas sobre onde colocar suas jiboias, pode se preparar, pois existem muitas possibilidades.

PUBLICIDADE

A jiboia é uma planta de meia-sombra e se adapta muito bem a ambientes com pouca luz, por isso é uma excelente opção para aquele cantinho mais sombreado da casa onde nenhuma planta sobrevive.

Devido à sua capacidade de purificar o ar, conforme estudos da NASA, a jiboia é uma excelente opção para ser utilizada em toda a casa, inclusive no quarto e até mesmo no banheiro.

É importante lembrar que, se o seu banheiro não receber nenhum tipo de iluminação natural em nenhum momento do dia, sua planta poderá ter problemas. Nesse caso, leve sua jiboia constantemente para um local iluminado, deixando a planta lá por um período de cerca de 3 a 4 horas por dia, e depois retorne com ela para o banheiro.

De maneira geral, prefira locais onde a planta receba uma boa quantidade de luz para que ela mantenha o contraste das manchas ou listras nas folhas, principalmente em plantas variegadas. Mesmo sendo uma planta de meia-sombra, a jiboia também pode ser cultivada a pleno sol.

PUBLICIDADE

Como regar a planta jiboia?

Para regar a jiboia corretamente, é necessário manter o substrato levemente úmido. A planta tolera o excesso de água, mas é melhor não exagerar, pois o excesso de umidade pode levar ao aparecimento de pragas e doenças.

Uma boa dica é seguir a velha regra: coloque o dedo no substrato e aprofunde um pouco para saber se é hora de regar. Se o dedo sair sujo de terra, é preciso esperar mais um pouco. Se sair limpo, é hora de regar até ver a água começar a pingar pelos furos do vaso.

O ideal é não deixar que o substrato seque completamente.

Para saber mais sobre a rega de plantas em vasos, não deixe de ler nosso guia completo no post Como regar plantas em vasos: acabe com estas 5 dúvidas que podem matar suas plantas.

 

Qual substrato deve ser usado no cultivo da jiboia?

Use um substrato rico em matéria orgânica, capaz de reter um pouco de umidade.

Se, durante a rega, a água escoar rápido demais, você pode colocar um pouco de húmus de minhoca para melhorar a retenção da água.

 

Como adubar a planta jiboia?

As jiboias são plantas pouco exigentes, afinal, são plantas rústicas que crescem na floresta. Isso não significa que não precisem de nutrientes.

Dentro de casa, as plantas precisam da nossa ajuda para crescerem e ficarem mais resistentes a pragas e doenças. A falta de nutrientes pode resultar em folhas amareladas ou com manchas.

Para adubar, você pode usar um adubo equilibrado do tipo NPK 10-10-10 ou  húmus de minhoca aplicado levemente na superfície do substrato a cada 3-4 meses durante o período de crescimento.

 

Pragas e doenças na planta jiboia

Embora as jiboias sejam bastante resistentes, elas são suscetíveis a pragas e doenças como qualquer outra planta. O problema mais comum nessas plantas é a infestação por cochonilhas. Caso perceba a presença dessas invasoras, uma opção é pulverizar a planta com calda de detergente (dilua 1 colher de sopa de detergente de cozinha neutro ou de coco em 1 litro de água) ou Óleo de Neem

Para evitar surpresas, observe com frequência sua planta, principalmente no verso das folhas e nas junções com os caules. 

Com relação às doenças, é importante lembrar que o excesso de água pode causar o apodrecimento das raízes, o que pode levar à morte da planta.

Para evitar esse problema, é importante regar a jiboia moderadamente e garantir que o substrato não fique completamente seco ou encharcado.

Além disso, é importante manter a planta sempre limpa e bem ventilada para evitar a proliferação de fungos e outras doenças.

Se a jiboia já estiver afetada por alguma doença, é importante identificá-la na fase inicial e seguir as medidas recomendadas para combatê-la.

 

Como fazer mudas de jiboia?

A jiboia pode ser multiplicada facilmente pelo método de estaquia.

Para isso, basta cortar um ramo que tenha uns 3 nózinhos com raízes e colocar num recipiente com água. Em poucos dias, as raízes estarão maiores e você poderá plantar em um novo vaso com substrato apropriado ou mesmo continuar com o cultivo na água. Mas lembre-se: para mantê-la na água, troque regularmente a água ou coloque umas gotinhas de água sanitária para que o mosquito da dengue não deposite ovos por lá.

Como podar a jiboia?

A poda da jiboia é uma tarefa simples que ajuda a manter a planta saudável e bonita. 

Primeiro, você deve identificar as partes da planta que precisam ser podadas. Procure por folhas amareladas, murchas, secas ou danificadas. Essas folhas não estão contribuindo para a saúde da planta e muitas vezes estão apenas roubando energia da sua jiboia e devem ser removidas.

Em seguida, pegue uma tesoura de poda limpa – use álcool 70 para desinfetar –  e afiada e corte a folha na base, próximo ao caule da planta. Certifique-se de não danificar o caule ou outras folhas saudáveis durante o processo de poda.

É importante lembrar que a jiboia não precisa de muita poda, apenas as folhas que realmente precisam ser removidas devem ser cortadas. Este tipo de poda, de limpeza, pode ser feita sempre que necessário.

Caso a sua jiboia esteja com ramos muito compridos, você pode fazer uma poda mais drástica, cortando-a pela metade ou até mesmo retirando um terço dela. No entanto, é importante lembrar que essa técnica pode deixar a planta um pouco estressada.

O ideal é que esse tipo de poda seja feito durante o período de crescimento, que geralmente ocorre da primavera ao início do outono, para ajudar na recuperação. Evite fazê-la no inverno.

Lembre-se de sempre utilizar luvas para proteger suas mãos e evitar contato direto com a seiva da jiboia, que pode ser tóxica.

Os ramos cortados podem ser colocados num recipiente com água para enraizar e depois de alguns dias re-plantados no mesmo vaso para deixá-lo mais cheio, ou em um novo vaso para que você tenha mais jiboias para decorar sua casa.

Dá para cultivar a planta jiboia na água?

Com certeza! Cultivar a planta jiboia na água é uma maneira fácil e bastante comum de tê-la em casa. 

Você pode colocar algumas mudas da planta – quem sabe as mesmas que você retirou durante a poda – em um recipiente com água limpa e mudar a água semanalmente.

É importante lembrar de remover as folhas da parte inferior da planta, pois as folhas submersas na água apodrecem rapidamente.

planta jiboia cultivo na água

Uma boa dica é adicionar um pedacinho de carvão vegetal – limpo e lavado – ao recipiente, pois ajuda a manter a água limpa e saudável para a planta, além de evitar a proliferação de bactérias.

Se optar por um recipiente transparente, saiba que após algumas semanas, uma fina camada de limo – que nada mais é do que uma colônia de algas – pode se formar e deixar o vidro opaco. Nesse caso, basta usar uma esponja ou escova macia para limpar suavemente as paredes do recipiente.

É importante lembrar que, diferente do cultivo no solo, a planta não estará recebendo todos os nutrientes necessários para um desenvolvimento saudável. Por isso, para oferecer condições melhores à planta, você pode adicionar algumas gotas de fertilizante líquido na água. Siga as instruções da embalagem, mas minha recomendação é de usar sempre uma quantidade menor do que a indicada!

Como usar a planta jiboia na sala e em outros ambientes?

7 ideias criativas para deixar o ambiente mais verde e aconchegante.

Como mencionei anteriormente, a jiboia é uma planta super-versátil e pode ser usada de diversas formas na decoração, e uma delas é utilizá-la em suportes suspensos, como vasos pendentes ou macramês.

A jiboia tem um crescimento rápido, e isso garante que em pouco tempo você tenha um lindo efeito de cascata de folhas verdes, dando um charme especial a qualquer ambiente.

Outra forma criativa de usar a jiboia é como uma espécie de trepadeira em paredes ou prateleiras. Você pode fixar pequenos ganchos ou suportes na parede ou em uma prateleira e guiar a planta para que ela se desenvolva na direção desejada.

Dessa forma, sua jiboia pode se transformar em uma verdadeira obra de arte, criando uma parede verde e trazendo mais vida e beleza para o espaço.

Dá uma olhada nestas ideias incríveis:

A planta jiboia é venenosa?

As jiboias são tóxicas para cães e gatos!

Portanto, se você tem animais de estimação em casa, mas não abre mão de ter uma bela jiboia decorando o ambiente, procure colocá-la em lugares altos, onde eles não possam alcançá-la.

Se estiver usando a planta jiboia pendente e os ramos ficarem muito compridos, faça a poda imediatamente. Os ramos cortados poderão ser replantados (veja mais adiante).
Para saber mais sobre outras plantas tóxicas para animais, não deixe de ler nosso post 25 Plantas tóxicas para cães e gatos.

A jiboia se parece com o filodendro Brasil, mas não é a mesma planta

De uns tempos para cá, o filodendro Brasil (Philodendron hederaceum “Brasil”) tem ganhado destaque nos pontos de comércio de plantas, por isso tem confundido muita gente.

Para te ajudar, separamos alguns detalhes que vão te auxiliar a entender as diferenças entre elas:

Filodendro Brasil

Formato da folha:

Ambas as plantas têm folhas em formato de coração, mas a jiboia tem folhas mais arredondadas, enquanto o filodendro Brasil tem folhas mais pontiagudas.

Folhas novas:

Nas duas plantas, as folhas nascem enroladas e se abrem aos poucos. No caso do filodendro Brasil, a folha nova nasce envolta em uma espécie de palha que se desprende à medida que a folha se desenvolve.

Resistência ao excesso de água na hora de regar

A jiboia gosta de solo constantemente úmido e tolera um pouco de excesso de água. Por outro lado, se você encharcar o substrato de um filodendro Brasil, há um grande risco de suas raízes apodrecerem.

Adaptação à luminosidade do local

A jiboia é uma planta que se adapta facilmente a locais com pouca iluminação, podendo até ser cultivada em banheiros. Já o filodendro Brasil precisa de bastante luminosidade e pode não resistir ou até morrer se colocado em locais com muita sombra.


Confira agora um resumo das principais informações que reunimos neste artigo:

Nome popular

Jiboia

Nome científico

Epipremnum pinnatum / Scindapsus pictus 'Argyraeus'

Família

Araceae

Meia sombra / sombra

Rico em matéria orgânica

Rega moderada

Sem contra-indicações (*exceto para jibóia prateada)

Sem contra-indicações

Por estaca de caule

Não deve ser mastigada ou ingerida por conta da presença de cristais de oxalato de cálcio em todas as partes da planta

Agora que você aprendeu em detalhes como cuidar da planta jiboia, não tem motivos para não aproveitar toda a versatilidade dessa espécie na decoração da sua casa, seja em vasos, em suportes suspensos, em prateleiras ou até mesmo como uma trepadeira em suas paredes.

E não se esqueça de compartilhar sua experiência em nossas redes sociais!

PUBLICIDADE

Compartilhe essas informações com quem ama plantas!

Leia também

Mais recentes

Chamaedorea elegans

Chamaedorea elegans | Aprenda Como cuidar

Perfeita para ambientes internos, a mini palmeira precisa de poucos cuidados e é fácil de cuidar

Espada de São Jorge - Sanseverias

Espada de São Jorge - Aprenda a cuidar

Além de super-resistentes, as Sanseverias são fáceis de cultivar e perfeitas para decorar até os ambientes mais escuros.

Clorofito

Clorofito - Como cuidar e cultivar em casa

Conhecido também como Gravatinha, o Clorofito é fácil de cuidar e ainda ajuda a purificar o ar

Zamioculcas Como cuidar

Zamioculcas - Aprenda a cultivar e cuidar

Uma planta fácil de cuidar e que vai bem em ambientes de pouca luz

Violeta Africana

Violeta - Aprenda a cuidar e ter flores por mais tempo

Tudo o que você precisa saber para ter belas e saudáveis Violetas em casa

Begonia Rex

Begônia Rex
Como cuidar da maneira certa

Revelamos alguns segredos para você ter essas plantas fantásticas sempre bonitas e saudáveis

Lirio da Paz

Lírio-da-Paz -
Aprenda a Cultivar e Cuidar

Os Lírios da Paz são fáceis de cultivar em casa, mas existe um segredo para terem sempre as charmosas flores brancas

poinsetia como cuidar

Como cuidar da Poinsétia -
Planta Bico-de-papagaio

Tudo que você precisa saber para ter sua Planta Bico de Papagaio bonita mesmo depois do Natal

como cuidar da pata-de-elefante

Como cuidar da Pata-de-elefante

Tudo que você precisa saber para cultivar do jeito certo

Mais lidos

Como cuidar do Pacová

Como cuidar do Pacová

Aprenda como cultivar o Pacová ou Babosa-de-Pau na sua casa

como cuidar da Ludísia Orquídea pipoca

Como cuidar da Ludísia - Orquídea Pipoca

A orquídea fácil de cuidar

como fazer a camada de drenagem em vasos

Como fazer a Camada de drenagem em vasos do jeito certo

Aprenda a fazer do jeito certo e pare de perder plantas

Como cuidar do Chifre-de-veado

Chifre-de-veado

Aprenda a cuidar desta samambaia escultural

como cuidar da avenca

Como cuidar de Avenca

7 dúvidas que podem matar sua planta

como cuidar de hera

Como cuidar da Hera

Saiba tudo sobre esta trepadeira bastante versátil

Como cuidar da Fitônia ou Planta Mosaico

Como cuidar das Fitônias

O Guia completo para cultivar e ter sua Fitônias — Fittonia albivenis — sempre bonitas em casa

como cuidar da peperomia melancia

Peperômia Melancia

Como cuidar do jeito certo

Como cuidar de samambaia

Como cuidar de Samambaia

O Guia completo para ter samambaias sempre bonitas

Como cuidar da planta Jibóia

Como cuidar da Jibóia

Saiba tudo sobre a planta que vai bem em qualquer ambiente

como cuidar de ripsalis

Ripsális Cacto-macarrrão

Aprenda a cuidar e tirar mudas fácil, fácil

suculentas pintadas

Suculentas Pintadas

Isso é tudo que você precisa saber sobre elas

como cuidar da palmeira rafis raphis ráfia

Palmeira Ráfis

Como cuidar da palmeira mais versátil que você pode ter em casa

Como cuidar das marantas

Aprenda a cuidar das Marantas

Conheça a planta que é uma verdadeira obra de arte

Como cuidar da Pleomele

Como cuidar da Pleomele reflexa

Aprenda a cultivar e tirar mudas do jeito certo

Asplenio

Asplênio /
Samambaia Ninho-de-passarinho

Aprenda o jeito certo de cuidar

como cuidar de anturio

Como cuidar do Antúrio

7 Segredos para você ter Antúrios sempre bonitos (e com flores)

Como cuidar da comigo ninguém pode

Comigo-ninguém-pode

Como cuidar do jeito certo e seguro

Como cuidar da Costela de Adão

Costela de Adão

Conheça os segredos para ter sucesso no cultivo da Monstera

Como cultivar suculentas dentro de casa

Como cultivar suculentas em casa

Aprenda a escolher as suculentas certas para ter em casa

25 plantas toxicas para cães e gatos

Conheça 25 plantas tóxicas para Cães e Gatos

Provavelmente você tem uma delas em casa
(ou gostaria de ter)

como regar plantas em vasos - Blog Plantas em Casa

Como regar plantas em vasos

5 dúvidas que matam suas plantas

como identificar cactos e suculentas

Como identificar Cactos e Suculentas

Conheça o livro que vai ajudar você a identificar seus cactos e suculentas

artigos relacionados

Como cuidar da comigo ninguém pode

Comigo-ninguém-pode

Como cuidar do jeito certo e seguro

ARTIGOS RECENTES

como cuidar da pata-de-elefante

Como cuidar da Pata-de-elefante

Tudo que você precisa saber para cultivar do jeito certo

leia também

como cuidar da peperomia melancia

Peperômia Melancia

Como cuidar do jeito certo

como cuidar de hera

Como cuidar da Hera

Saiba tudo sobre esta trepadeira bastante versátil

Participamos do Programa de Associados da Amazon, um serviço de intermediação entre a Amazon e os clientes, que remunera a inclusão de links para o site da Amazon e os sites afiliados.

error: