Pular para o conte√ļdo

Plantas em casa

Zamioculca Como cuidar e cultivar

Zamioculcas

Conheça a zamioculca, uma planta fácil de cuidar e que vai bem em ambientes de pouca luz.

Apesar do nome difícil, a zamioculca é uma planta muito fácil de cuidar.

Conhecida também como zamio ou planta ZZ devido ao seu nome cientifico Zamioculcas zamiifolia, ela é ideal tanto para iniciantes na jardinagem quanto para aqueles que não têm muito tempo para cuidar de suas plantas.

PUBLICIDADE

Origin√°ria da √Āfrica, a zamioculcas cresce ao ar livre em √°reas rochosas e propensas √† seca h√° d√©cadas.

No entanto, foi somente em 1996 que produtores holandeses, com viveiros na √Āfrica do Sul, descobriram sua not√°vel capacidade de propaga√ß√£o e come√ßaram a distribu√≠-la pelo mundo todo. Em pouco tempo, ela se tornou uma planta extremamente popular, inclusive aqui no Brasil, devido ao nosso clima tropical.

Neste artigo, voc√™ encontrar√° todas as informa√ß√Ķes necess√°rias sobre como cuidar da zamioculca e aprender√° a mant√™-la sempre bonita e saud√°vel decorando sua casa ou escrit√≥rio.

Zamioculca

A Zamioculca tem folhas rígidas e brilhantes. Seu brilho tem a finalidade de refletir a luz do sol para que as folhas não percam água com facilidade.

Onde cultivar a zamioculca?

Na natureza, as zamioculcas crescem debaixo das árvores, rodeadas por outras plantas, sem exposição direta ao sol.

Essas plantas têm um crescimento bastante lento e raramente ultrapassam 1 metro de altura.

PUBLICIDADE

Em casa, você pode ter a zamioculca em praticamente qualquer ambiente que receba uma boa quantidade de luz natural, desde que não seja exposta diretamente ao sol. A luz solar direta pode causar o amarelamento ou até mesmo queimar suas folhas.


A Zamioculca √© perfeita para decorar aquele cantinho mais afastado da janela, onde a luz natural √© menos intensa. No entanto, tome cuidado: se voc√™ planeja colocar sua zamio no banheiro, saiba que ser√° necess√°rio ter aten√ß√£o redobrada com as regas, pois o banheiro √© um ambiente muito √ļmido. Em breve, voc√™ entender√° por que a alta umidade pode ser um problema para a zamioculcas.

Em casa, você pode ter a Zamioculca em praticamente qualquer ambiente onde ela receba uma boa quantidade de luz natural, mas sem luz direta do sol.

Como regar zamioculca?

Um dos maiores erros no cultivo da zamioculca ocorre exatamente na hora da rega.

A Zamio possui raízes espessas e rizomas em forma de batatinhas, que atuam como reservatórios de água, permitindo que ela sobreviva durante períodos de seca. No entanto, se o substrato ficar encharcado, essas batatinhas correm sério risco de apodrecer, levando a planta à morte.

PUBLICIDADE

Além disso, seus caules grossos também armazenam uma certa quantidade de água, o que faz com que a zamioculca seja considerada uma planta suculenta.

Portanto, nada de exagerar na √°gua ou manter a mistura sempre √ļmida.¬†

zamioculca rizomas

A Zamioculca possui raízes grossas e rizomas em forma de "batatinhas", que armazenam água permitindo que ela sobreviva nos períodos secos.

Ent√£o, como regar a zamioculca sem errar? Regue sua zamioculca somente quando o substrato estiver seco. Para verificar isso, uma maneira f√°cil √© enfiar o dedo na terra do vaso. Verifique se a mistura est√° √ļmida e observe se o dedo fica sujo de terra, o que indica que ainda est√° molhada. Aguarde mais alguns dias e verifique novamente.

Por esse motivo, evite cultiv√°-la em locais com alta umidade, como o banheiro, por exemplo.

PUBLICIDADE

Embora a zamioculca seja capaz de passar longos períodos sem água, não se descuide. A falta de água resultará na queda de algumas folhas e no aspecto enrugado dos caules, mas ela se recuperará depois de ser regada adequadamente.

Procure reg√°-la sempre pela manh√£, pois isso permitir√° que a planta absorva a √°gua ao longo do dia.

Para aprender o jeito certo de regar plantas em vasos, n√£o deixe de ler nosso guia Como regar plantas em vasos e pare de matar suas plantas.

As zamioculcas s√£o plantas tropicais e, portanto, n√£o toleram temperaturas abaixo de 15¬įC. O frio pode causar manchas e pintas nas folhas. Se isso ocorrer, mova a planta para um local mais quente e, em pouco tempo, voc√™ notar√° que n√£o surgir√£o novas manchas.

Evite colocá-la em locais muito escuros, pois a falta de luz solar adequada pode resultar em folhas mais compridas.

Continue lendo e aprenda mais dicas que ajudarão você a manter suas zamioculcas bonitas e saudáveis.

PUBLICIDADE

Qual o melhor substrato para zamioculca?

Um dos segredos para obter sucesso no cultivo da zamioculca, é escolher cuidadosamente o substrato adequado.

Devido √†s suas ra√≠zes grossas e rizomas em forma de batata, as zamioculcas devem ser cultivadas em um substrato bem arejado, soltinho e com excelente capacidade de drenagem, a fim de evitar o ac√ļmulo de √°gua.

Como preparar substrato para zamioculca?

Um bom substrato para zamioculca deve ter em sua mistura ingredientes como casca de pinus, fibra de coco, pedacinhos de carvão ou serragem, proporcionando a textura e a porosidade necessárias para o crescimento saudável dessa planta tão incrível.  Basta adicionar esses ingredientes a um substrato comum de plantio até obter uma textura mais grosseira e adequada para a zamioculca.

zamioculcas substrato

O substrato para zamioculcas deve ter uma textura mais grosseira, contendo pedaços de casca de pinus, fibra de coco, pedacinhos de carvão ou serragem.

Como adubar a zamioculca?

A Zamioculca é daquelas plantas que não gostam de ser paparicadas. Ela não é exigente com relação à adubação. No entanto, como acontece com todas as plantas cultivadas em vasos, ao longo do tempo, a mistura do solo perde nutrientes devido às regas.

Para repor esses nutrientes, voc√™ pode usar um adubo mineral equilibrado do tipo NPK 10-10-10, aplicando a cada 3 meses, conforme as instru√ß√Ķes do fabricante. Outra op√ß√£o √© utilizar adubos org√Ęnicos.


De acordo com o mestre e paisagista Raul C√Ęnovas, a torta de mamona √© uma boa op√ß√£o de adubo para a zamioculca. Esse fertilizante org√Ęnico cont√©m 5% de nitrog√™nio, 1% de f√≥sforo, 1% de pot√°ssio e micronutrientes. Uma √ļnica aplica√ß√£o no in√≠cio da primavera √© suficiente para estimular o crescimento da planta. No entanto, √© necess√°rio ter cuidado ao usar a torta de mamona, pois ela √© t√≥xica para animais dom√©sticos e deve ser enterrada na mistura do vaso.

Quando replantar a zamioculcas?

Como mencionamos anteriormente, a zamioculca tem um crescimento bastante lento. Portanto, é provável que você não precise replantá-la em um novo vaso por alguns anos.

No entanto, se sua zami estiver plantada em um vaso de plástico e você perceber que o recipiente está ficando estufado ou se as raízes começarem a sair pelos furos do vaso, é hora de replantar.

replantio de zamioculca

Lembre-se de que o novo vaso deve possuir um sistema eficiente de drenagem, e para isso você deverá fazer a camada de drenagem. Descubra aqui como preparar a Camada de Drenagem do jeito certo.

como fazer a camada de drenagem em vasos

Como fazer a Camada de drenagem em vasos do jeito certo

Aprenda a fazer do jeito certo e pare de perder plantas

Como fazer mudas da zamioculca?

As Zamioculcas podem ser reproduzidas através de sementes, divisão de rizomas ou folhas.

A forma mais fácil de fazer muda de zamioculca é separar os rizomas, as batatinhas, que você vai encontrar ao desmanchar o torrão da planta.

Separe as mudas e plante-as em um vaso com furos, camada de drenagem e substrato adequado.

Outra op√ß√£o √© fazer mudas da zamioculca a partir de folhas, por√©m esse processo requer paci√™ncia, pois √© mais demorado. Selecione algumas folhas adultas e bem desenvolvidas, espete-as em um vaso para mudas. Mantenha o substrato √ļmido, evitando a exposi√ß√£o direta ao sol. Com sorte, ap√≥s 2 a 3 meses, voc√™ ver√° os brotos come√ßarem a surgir.

como tirar mudas de zamioculcas

Para fazer mudas de zamioculcas por folhas, corte algumas folhas adultas e saud√°veis mantendo um pouco de caule e espete-as num vaso com substrato para mudas, mantendo a mistura umedecida.

Folhas de zamioculcas enraizando para produção de mudas

Ap√≥s aproximadamente 60 dias, as folhas da zamioculcas desenvolvem batatinhas e ra√≠zes, e podem ser plantadas em um recipiente maior. √Č importante garantir que as ra√≠zes n√£o se entrelacem, permitindo que a muda cres√ßa e comece a exibir novas folhas.

A Zamioculca é venenosa?

As Zamioculcas pertencem √† fam√≠lia das ar√°ceas, assim como os ant√ļrios, l√≠rios-da-paz e a comigo-ningu√©m-pode. Todas as partes da planta s√£o t√≥xicas se mastigadas, devido √† presen√ßa de cristais de oxalato de c√°lcio em sua seiva.

Caso haja animais de estimação ou crianças pequenas em casa, é recomendado utilizar vasos altos para dificultar o acesso à planta.

Para saber mais sobre os riscos que essa e muitas outras plantas ornamentais podem representar, não deixe de ler o artigo 25 plantas tóxicas para cães e gatos РProvavelmente você tem uma delas em casa ou gostaria de ter.

 

As Zamioculcas purificam o ar?

Em 1989, a NASA conduziu testes com um grupo de plantas com o objetivo de pesquisar formas de purificar o ar em ambientes fechados, como as esta√ß√Ķes espaciais.

Embora não tenha sido incluída nesses estudos, a zamioculcas possui algumas características semelhantes às plantas testadas, como suas folhas verdes brilhantes e a capacidade de realizar a fotossíntese mesmo com uma pequena quantidade de luz.

Devido a essas características, muitos especialistas consideram a zamioculcas como uma planta capaz de remover toxinas do ar, como benzeno, tolueno, etilbenzeno e xileno.

Pragas e doenças na zamioculca

As zamioculcas raramente são afetadas por pragas e doenças.

O maior problema que costuma afetar as zamioculcas é a podridão das raízes e rizomas, causada pelo excesso de água durante a rega.

 

Zamioculca d√° flor?

Uma d√ļvida comum entre os amantes de plantas √© se a zamioculca √© uma planta que produz flores. A resposta √© que, em condi√ß√Ķes ideais de cultivo, a zamioculca pode desenvolver pequenas flores, por√©m, sem valor ornamental.

Na verdade, a zamioculca n√£o produz flores verdadeiras, mas sim infloresc√™ncias semelhantes √†s encontradas em outras plantas da fam√≠lia das ar√°ceas, como o ant√ļrio e o espatifilo. Essas infloresc√™ncias consistem em estruturas especializadas que abrigam pequenas flores, mas muitas vezes passam despercebidas devido ao seu tamanho reduzido e √† natureza discreta da zamioculca.

A caracter√≠stica mais apreciada na zamioculca ainda √© a sua folhagem firme e brilhante, que acrescenta beleza e eleg√Ęncia aos espa√ßos internos.

Flor da zamioculca

A flor da zamioculca é, na verdade, uma inflorescência composta por estruturas especializadas que abrigam pequenas flores.

Tipos de zamioculca

Aqui estão algumas variedades da zamio que você pode encontrar nas floriculturas e garden centers pelo Brasil:

mini zamioculcas

Zamioculcas mini

zamioculcas black

Zamioculcas black

Veja agora um resumo das principais informa√ß√Ķes que reuni neste artigo:

Nome popular

zamioculcas, zamioculca, zamio, planta ZZ

Nome científico

Zamioculcas zamiifolia

Família

Araceae

Meia sombra / sombra

Rico em mat√©ria org√Ęnica

Rega moderada, sem encharcamento, deixando o substrato secar entre as regar

Sem contra-indica√ß√Ķes, sendo ideal inclusive para limpeza das folhas

Sem contra-indicação, desde que não haja corrente de ar muito frio

Divis√£o de touceira, folhas

Não deve ser mastigada ou ingerida por conta da presença de cristais de oxalato de cálcio em todas as partes da planta

Viu como a zamioculca é uma planta fácil de cuidar?

Ao cultivar sua zamio em um local protegido do sol direto e tomar cuidado para não exagerar na rega, você certamente terá uma folhagem belíssima e brilhante decorando sua casa.

Além disso, sua capacidade de purificar o ar e sua resistência a pragas e doenças tornam a zamioculca uma escolha ideal para aqueles que desejam ter uma planta de baixa manutenção, mas com grande impacto visual.

Agora que você conhece todos os segredos para cuidar da zamioculca, é hora de colocar em prática e aproveitar essa planta descomplicada para deixar sua casa ou escritório ainda mais lindos!

PUBLICIDADE

N√£o deixe de compartilhar essas informa√ß√Ķes com quem ama plantas!

Leia também

Mais recentes

Chamaedorea elegans

Chamaedorea elegans | Aprenda Como cuidar

Perfeita para ambientes internos, a mini palmeira precisa de poucos cuidados e é fácil de cuidar

Espada de S√£o Jorge - Sanseverias

Espada de S√£o Jorge - Aprenda a cuidar

Além de super-resistentes, as Sanseverias são fáceis de cultivar e perfeitas para decorar até os ambientes mais escuros.

Clorofito

Clorofito - Como cuidar e cultivar em casa

Conhecido também como Gravatinha, o Clorofito é fácil de cuidar e ainda ajuda a purificar o ar

Violeta Africana

Violeta - Aprenda a cuidar e ter flores por mais tempo

Tudo o que você precisa saber para ter belas e saudáveis Violetas em casa

Begonia Rex

Beg√īnia Rex
Como cuidar da maneira certa

Revelamos alguns segredos para você ter essas plantas fantásticas sempre bonitas e saudáveis

Lirio da Paz

Lírio-da-Paz -
Aprenda a Cultivar e Cuidar

Os Lírios da Paz são fáceis de cultivar em casa, mas existe um segredo para terem sempre as charmosas flores brancas

poinsetia como cuidar

Como cuidar da Poinsétia -
Planta Bico-de-papagaio

Tudo que você precisa saber para ter sua Planta Bico de Papagaio bonita mesmo depois do Natal

como cuidar da pata-de-elefante

Como cuidar da Pata-de-elefante

Tudo que você precisa saber para cultivar do jeito certo

Mais lidos

como fazer a camada de drenagem em vasos

Como fazer a Camada de drenagem em vasos do jeito certo

Aprenda a fazer do jeito certo e pare de perder plantas

Como cuidar do Pacov√°

Como cuidar do Pacov√°

Aprenda como cultivar o Pacov√° ou Babosa-de-Pau na sua casa

como cuidar da Ludísia Orquídea pipoca

Como cuidar da Ludísia - Orquídea Pipoca

A orquídea fácil de cuidar

Como cuidar do Chifre-de-veado

Chifre-de-veado

Aprenda a cuidar desta samambaia escultural

como cuidar da avenca

Como cuidar de Avenca

7 d√ļvidas que podem matar sua planta

como cuidar de hera

Como cuidar da Hera

Saiba tudo sobre esta trepadeira bastante vers√°til

Como cuidar da Fit√īnia ou Planta Mosaico

Como cuidar das Fit√īnias

O Guia completo para cultivar e ter sua Fit√īnias ‚ÄĒ Fittonia albivenis ‚ÄĒ sempre bonitas em casa

como cuidar da peperomia melancia

Peper√īmia Melancia

Como cuidar do jeito certo

Como cuidar de samambaia

Como cuidar de Samambaia

O Guia completo para ter samambaias sempre bonitas

Como cuidar da planta Jibóia

Como cuidar da Jibóia

Saiba tudo sobre a planta que vai bem em qualquer ambiente

como cuidar de ripsalis

Rips√°lis Cacto-macarrr√£o

Aprenda a cuidar e tirar mudas f√°cil, f√°cil

suculentas pintadas

Suculentas Pintadas

Isso é tudo que você precisa saber sobre elas

como cuidar da palmeira rafis raphis r√°fia

Palmeira R√°fis

Como cuidar da palmeira mais versátil que você pode ter em casa

Como cuidar das marantas

Aprenda a cuidar das Marantas

Conheça a planta que é uma verdadeira obra de arte

Como cuidar da Pleomele

Como cuidar da Pleomele reflexa

Aprenda a cultivar e tirar mudas do jeito certo

Asplenio

Asplênio /
Samambaia Ninho-de-passarinho

Aprenda o jeito certo de cuidar

Como cuidar da comigo ninguém pode

Comigo-ninguém-pode

Como cuidar do jeito certo e seguro

Como cuidar da Costela de Ad√£o

Costela de Ad√£o

Conheça os segredos para ter sucesso no cultivo da Monstera

Como cultivar suculentas dentro de casa

Como cultivar suculentas em casa

Aprenda a escolher as suculentas certas para ter em casa

25 plantas toxicas para c√£es e gatos

Conheça 25 plantas tóxicas para Cães e Gatos

Provavelmente você tem uma delas em casa
(ou gostaria de ter)

como regar plantas em vasos - Blog Plantas em Casa

Como regar plantas em vasos

5 d√ļvidas que matam suas plantas

como identificar cactos e suculentas

Como identificar Cactos e Suculentas

Conheça o livro que vai ajudar você a identificar seus cactos e suculentas

ARTIGOS RELACIONADOS

ARTIGOS RECENTES

como cuidar da pata-de-elefante

Como cuidar da Pata-de-elefante

Tudo que você precisa saber para cultivar do jeito certo

Leia também

Como cuidar de samambaia

Como cuidar de Samambaia

O Guia completo para ter samambaias sempre bonitas

como cuidar da peperomia melancia

Peper√īmia Melancia

Como cuidar do jeito certo

como cuidar de hera

Como cuidar da Hera

Saiba tudo sobre esta trepadeira bastante vers√°til

Participamos do Programa de Associados da Amazon, um serviço de intermediação entre a Amazon e os clientes, que remunera a inclusão de links para o site da Amazon e os sites afiliados.

error: