Pular para o conteúdo

Plantas em casa

Zamioculcas Aprenda a cultivar e cuidar

Conheça a Zamioculca, uma planta fácil de cuidar e que vai bem em ambientes de pouca luz.

Apesar do nome difícil, a Zamioculca é uma planta muito fácil de cuidar.

Conhecida também como Zamio ou planta ZZ por causa de seu nome cientifico Zamioculcas zamiifolia, é a planta ideal para quem está começando na jardinagem ou mesmo para aqueles que não têm muito tempo para cuidar das plantas.

PUBLICIDADE

Zamioculcas zamiifolia é originária da África, onde há décadas cresce ao ar livre em áreas rochosas e propensas à seca. 

Mas foi em 1996 que alguns produtores holandeses com viveiros na África do Sul, perceberam a capacidade de propagação da planta e começaram a distribuir as Zamioculcas por todo o mundo.  Em pouco tempo, se tornaram plantas muito populares, inclusive aqui no Brasil, graças ao clima tropical. 

Neste artigo, você vai encontrar tudo que precisa sobre como Cuidar da Zamioculca e vai aprender a mantê-la sempre bonita e saudável decorando sua casa ou escritório.

Zamioculca

A Zamioculca tem folhas rígidas e brilhantes. Seu brilho tem a finalidade de refletir a luz do sol para que as folhas não percam água com facilidade.

Onde cultivar a Zamioculca

Na natureza, as Zamioculcas crescem debaixo das árvores, cercadas por outras plantas e protegidas do sol. 

São plantas de crescimento bastante lento, e dificilmente ultrapassam 1m de altura.

Em casa, você pode ter a Zamioculca em praticamente qualquer ambiente onde ela receba uma boa quantidade de luz natural, mas sem luz direta do sol: o sol direto pode deixar as folhas amarelas ou totalmente marrons, por queimadura.

A Zamioculca é a planta ideal para você decorar aquele cantinho mais afastado da janela onde a luz natural não é tão forte. Mas cuidado: se você chegou a pensar em colocar sua Zamio no banheiro, melhor mudar de ideia, já que o banheiro é um local com bastante umidade. Já, já você vai entender porque a alta umidade é um problema para a Zamioculcas.

Em casa, você pode ter a Zamioculca em praticamente qualquer ambiente onde ela receba uma boa quantidade de luz natural, mas sem luz direta do sol.

Como regar a Zamioculcas

O maior erro no cultivo da Zamioculcas acontece justamente na hora da rega.

A Zamio possui raízes grossas e rizomas em forma de “batatinhas”, que armazenam água permitindo que ela sobreviva nos períodos secos. Se o substrato ficar encharcado, as “batatinhas” estarão correndo um sério risco de apodrecer, e a planta acabará morrendo. 

Além disso, seus caules grossos também guardam um pouco de água, o que faz com que a Zamioculca seja considerada uma planta suculenta.

Sendo assim, nada de exagerar na água nem deixar a mistura sempre úmida. 

zamioculca rizomas

A Zamioculca possui raízes grossas e rizomas em forma de "batatinhas", que armazenam água permitindo que ela sobreviva nos períodos secos.

Regue sua Zamioculca somente quando a mistura estiver seca. E para conferir isso, o jeito mais fácil é aprofundando o dedo na terra do vaso. Sinta se a mistura está úmida e repare se o dedo sai sujo de terra, o que é um sinal de que ainda está molhada. Espere mais alguns dias, e volte a verificar.

Por isso ela não deve ser cultivada em lugares de muita umidade, como um banheiro, por exemplo. 

Não é porque a Zamioculca consegue passar longos períodos sem água que você deve relaxar. A falta de água vai fazer com que algumas folhas caiam e o caule pareça um pouco enrugado, mas ela vai ficar bem algum tempo depois de ser regada.

Procure regar sempre na parte da manhã, porque isso garante muito mais tempo para a planta absorver a água.

Para aprender o jeito certo de regar plantas em vasos, não deixe de ler nosso guia Como regar plantas em vasos e pare de matar suas plantas.

PUBLICIDADE

As Zamioculcas são plantas tropicais, por isso não se dão bem em temperaturas abaixo de 15 graus. O frio pode causar manchas e pintas nas folhas. Se isso acontecer, mude a planta para um lugar mais quente e em pouco tempo, você notará que não existem novas manchas.

Evite colocá-la em  locais muito escuros, pois a luz solar insuficiente pode deixar as folhas mais compridas.

Continue a leitura e veja mais dicas que vão ajudar você a ter Zamioculcas bonitas e saudáveis.

Qual o melhor substrato para Zamioculca?

Por conta de suas raízes grossas e dos rizomas em forma de batata, as Zamioculcas devem ser cultivadas em um substrato bem arejado, soltinho e com boa drenagem para não acumular água.
A mistura ideal deve conter pedaços de casca de pinus, fibra de coco, pedaços de carvão ou serragem.

zamioculcas substrato

O substrato para as Zamioculcas deve ter uma textura mais grosseira, contendo pedaços de casca de pinus, fibra de coco, pedaços de carvão ou serragem.

Como adubar a Zamioculca

A Zamioculca é daquelas plantas que não gostam de ser paparicadas. Ela não é nem um pouco exigente com relação à adubação. Contudo, como acontece com toda planta cultivada em vaso, aos poucos a mistura de plantio vai ficando pobre de nutrientes por conta das regas.

Para repor esses nutrientes, você pode usar um adubo mineral equilibrado do tipo NPK 10-10-10, a cada 3 meses conforme as instruções do fabricante ou optar por adubos orgânicos.

PUBLICIDADE

Segundo o mestre e paisagista Raul Cânovas, uma boa opção de adubo para Zamioculca é usar a torta de mamona.  Este fertilizante orgânico contém 5% de nitrogênio, 1% de fósforo, 1% de potássio e micronutrientes, e basta uma aplicação no início da primavera para estimular a planta. Mas é necessário cuidado na hora de usar, pois a mamona é tóxica para animais domésticos e deve ser enterrada na mistura do vaso. 

Quando replantar a Zamioculcas

Já vimos que a Zamioculca tem um crescimento bastante lento. Por isso é bem provável que você não precise trocar sua Zami de vaso por alguns anos.

Se ela estiver plantada em um vaso de plástico e você perceber que o recipiente está estufando ou as raízes começam a sair pelos furos do vaso, é hora de replantar.

replantio de zamioculca

Lembre-se que o novo vaso deve ter um bom sistema para escoar a água, e para isso você deverá fazer a camada de drenagem. Veja aqui como preparar a Camada de Drenagem do jeito certo.

Como fazer mudas da Zamioculca

As Zamioculcas podem ser reproduzidas por sementes, divisão de rizomas ou por folhas.

A forma mais fácil é separando os rizomas, as batatinhas, que você vai encontrar ao desmanchar o torrão.

Separe as mudas e plante-as em um vaso com furos, camada de drenagem e substrato.

Você também pode fazer mudas da Zamioculca por folhas, mas vai precisar de paciência, já que é um processo bem mais demorado. Destaque algumas folhas adultas e bem formadas e espete-as num vaso para mudas, mantendo o substrato úmido sem receber sol direto. Se tudo der certo, depois de 2 a 3 meses, você verá os brotos surgindo.

como tirar mudas de zamioculcas

Para fazer mudas de Zamioculcas por folhas, corte algumas folhas adultas e saudáveis mantendo um pouco de caule e espete-as num vaso com substrato para mudas, mantendo a mistura umedecida.

A Zamioculca é venenosa?

As Zamioculcas fazem parte da família das Aráceas, a mesma dos Antúrios, Lírios-da-paz e da Comigo-ninguém-pode. Todas as partes da planta são tóxicas se mastigadas, pois contém cristais de oxalato de cálcio em sua seiva.

PUBLICIDADE

Caso você tenha animais de estimação ou crianças pequenas em casa, use vasos altos para dificultar que alcancem a planta.

Para saber mais sobre os riscos que essa e muitas outras plantas ornamentais podem oferecer, não deixe de ler o artigo 25 plantas tóxicas para cães e gatos – Provavelmente você tem uma delas em casa ou gostaria de ter.

As Zamioculcas purificam o ar?

Em 1989, a NASA realizou testes com um grupo de plantas, com o objetivo de pesquisar formas de limpar o ar em ambientes fechados, como as estações espaciais. 

Mesmo não fazendo parte desses estudos, a Zamioculcas possui algumas das mesmas características das plantas testadas como, por exemplo, ter  folhas verdes brilhantes e ser capaz de fotossintetizar com uma pequena quantidade de luz.

Por conta disso, a Zamioculcas é considerada por muitos estudiosos como uma planta que remove toxinas presentes no ar,  como benzeno, tolueno, etilbenzeno e xileno.

Pragas e doenças

As Zamioculcas dificilmente são atacadas por pragas e doenças.

Provavelmente o maior problema que afeta as Zamioculcas é a podridão nas raízes e rizomas, causados pelo excesso de água na hora de regar.

 

Veja agora um resumo das principais informações que reuni neste artigo:

Nome popular

Zamioculca, Zamio, Planta ZZ

Nome científico

Zamioculcas zamiifolia

Família

Araceae

Meia sombra / sombra

Rico em matéria orgânica

Rega moderada, sem encharcamento, deixando o substrato secar entre as regar

Sem contra-indicações, sendo ideal inclusive para limpeza das folhas

Sem contra-indicação, desde que não haja corrente de ar muito frio

Divisão de touceira, folhas

Não deve ser mastigada ou ingerida por conta da presença de cristais de oxalato de cálcio em todas as partes da planta

Viu como a Zamioculca é uma planta fácil de cuidar?

Se você cultivar sua Zamio em local protegido do sol direto e tomar todo o cuidado para nunca exagerar na rega, com certeza você terá essa folhagem  belíssima e brilhante decorando sua casa.

Lhe desejo sucesso com suas plantas e Zamioculcas bonitas e saudáveis!

Não deixe de compartilhar essas informações com quem ama plantas!

Leia também

Mais recentes

Begonia Rex

Begônia Rex
Como cuidar da maneira certa

Revelamos alguns segredos para você ter essas plantas fantásticas sempre bonitas e saudáveis

Lirio da Paz

Lírio-da-Paz -
Aprenda a Cultivar e Cuidar

Os Lírios da Paz são fáceis de cultivar em casa, mas existe um segredo para terem sempre as charmosas flores brancas

poinsetia como cuidar

Como cuidar da Poinsétia -
Planta Bico-de-papagaio

Tudo que você precisa saber para ter sua Planta Bico de Papagaio bonita mesmo depois do Natal

como cuidar da pata-de-elefante

Como cuidar da Pata-de-elefante

Tudo que você precisa saber para cultivar do jeito certo

Mais lidos

como fazer a camada de drenagem em vasos

Como fazer a Camada de drenagem em vasos do jeito certo

Aprenda a fazer do jeito certo e pare de perder plantas

Como cuidar do Pacová

Como cuidar do Pacová

Aprenda como cultivar o Pacová ou Babosa-de-Pau na sua casa

como cuidar da Ludísia Orquídea pipoca

Como cuidar da Ludísia - Orquídea Pipoca

A orquídea fácil de cuidar

Como cuidar do Chifre-de-veado

Chifre-de-veado

Aprenda a cuidar desta samambaia escultural

como cuidar da avenca

Como cuidar de Avenca

7 dúvidas que podem matar sua planta

como cuidar de hera

Como cuidar da Hera

Saiba tudo sobre esta trepadeira bastante versátil

Como cuidar da Fitônia ou Planta Mosaico

Como cuidar das Fitônias

O Guia completo para cultivar e ter sua Fitônias — Fittonia albivenis — sempre bonitas em casa

como cuidar da peperomia melancia

Peperômia Melancia

Como cuidar do jeito certo

Como cuidar de samambaia

Como cuidar de Samambaia

O Guia completo para ter samambaias sempre bonitas

Como cuidar da planta Jibóia

Como cuidar da Jibóia

Saiba tudo sobre a planta que vai bem em qualquer ambiente

como cuidar de ripsalis

Ripsális Cacto-macarrrão

Aprenda a cuidar e tirar mudas fácil, fácil

suculentas pintadas

Suculentas Pintadas

Isso é tudo que você precisa saber sobre elas

como cuidar da palmeira rafis raphis ráfia

Palmeira Ráfis

Como cuidar da palmeira mais versátil que você pode ter em casa

Como cuidar das marantas

Aprenda a cuidar das Marantas

Conheça a planta que é uma verdadeira obra de arte

Como cuidar da Pleomele

Como cuidar da Pleomele reflexa

Aprenda a cultivar e tirar mudas do jeito certo

Asplênio /
Samambaia Ninho-de-passarinho

Aprenda o jeito certo de cuidar

como cuidar de anturio

Como cuidar do Antúrio

7 Segredos para você ter Antúrios sempre bonitos (e com flores)

Como cuidar da comigo ninguém pode

Comigo-ninguém-pode

Como cuidar do jeito certo e seguro

Como cuidar da Costela de Adão

Costela de Adão

Conheça os segredos para ter sucesso no cultivo da Monstera

Como cultivar suculentas dentro de casa

Como cultivar suculentas em casa

Aprenda a escolher as suculentas certas para ter em casa

25 plantas toxicas para cães e gatos

Conheça 25 plantas tóxicas para Cães e Gatos

Provavelmente você tem uma delas em casa
(ou gostaria de ter)

como regar plantas em vasos - Blog Plantas em Casa

Como regar plantas em vasos

5 dúvidas que matam suas plantas

como identificar cactos e suculentas

Como identificar Cactos e Suculentas

Conheça o livro que vai ajudar você a identificar seus cactos e suculentas

ARTIGOS RELACIONADOS

ARTIGOS RECENTES

como cuidar da pata-de-elefante

Como cuidar da Pata-de-elefante

Tudo que você precisa saber para cultivar do jeito certo

Leia também

Como cuidar de samambaia

Como cuidar de Samambaia

O Guia completo para ter samambaias sempre bonitas

como cuidar da peperomia melancia

Peperômia Melancia

Como cuidar do jeito certo

como cuidar de hera

Como cuidar da Hera

Saiba tudo sobre esta trepadeira bastante versátil

Participamos do Programa de Associados da Amazon, um serviço de intermediação entre a Amazon e os clientes, que remunera a inclusão de links para o site da Amazon e os sites afiliados.

error: