Pular para o conteúdo

Plantas em casa

Suculentas pintadas

suculentas pintadas

Isso é tudo que você precisa saber sobre elas

Você provavelmente já deve ter reparado nas suculentas ultra coloridas que têm aparecido nos garden centers, supermercados, floriculturas ou mesmo em postagens nas redes sociais. Mas essa novidade tem despertado diferentes reações, principalmente entre os apaixonados por suculentas.

PUBLICIDADE

Antes de mais nada, é bom esclarecer que o objetivo deste artigo não é julgar se você curte ou não esse tipo de artifício, mas sim, mostrar o que acontece no mundo da jardinagem.

Eu mesmo ganhei de presente da minha irmã uma linda suculenta colorida que ela trouxe de uma viagem à Holambra.

De cara, achei muito legal: a cor era tão atraente que não teria como não gostar da novidade (pelo menos na cor alaranjada que ganhei, achei bastante natural).  Na verdade, nem imaginava como aquela plantinha tinha aquele efeito de cor tão bonito.

Comecei a observar minha nova suculenta mais detalhadamente procurando entender se aquela cor era de verdade ou não, e foi aí que reparei na plaquinha espetada no vaso com as instruções básicas de cultivo, e um selo onde dizia “colorido artificialmente”.

Foi a partir daí, que fiquei mais atento a tantas discussões nos grupos em que faço parte nas redes sociais e resolvi pesquisar mais a fundo sobre as suculentas coloridas, ou melhor, pintadas.

As cores são muito chamativas, e saltam aos olhos. Algumas são pintadas em tonalidades de azul, roxo, laranja entre outras, o que logo gera aquela dúvida: é de verdade?

O principal objetivo deste artigo é mostrar que essas plantas não são o resultado de um trabalho científico, cruzamento de espécies ou de uma pesquisa intensiva para que essas suculentas chegassem a esses tons tão incomuns. Na verdade, trata-se apenas de uma maquiagem, uma pintura mesmo. 

Essa novidade já existe no exterior há algum tempo, mas chegou recentemente ao Brasil através da empresa “Make Upz Brasil”, que diz utilizar uma tecnologia para “maquiagem” que não é prejudicial às plantas e flores. Aliás, “maquiagem” é o termo usado com frequência nas páginas da empresa nas redes sociais. Algumas plantas, recebem também glitter, além da pintura.

suculentas pintadas em exposição em Holambra

Suculentas pintadas em diversas cores, em exposição em Holambra

suculentas pintadas

Suculentas pintadas a venda em um hipermercado no Rio de Janeiro

PUBLICIDADE

Pesquisei por semanas sobre o assunto em artigos de especialistas em jardinagem do mundo todo, mas não encontrei registros sobre qual técnica de pintura é utilizada nem o tipo de tinta é usado.

A “Make Upz” afirma em suas postagens nas redes sociais e no próprio site, que utiliza o maior número possível de materiais que não são prejudiciais às plantas, mas obviamente não revela quais são esses materiais.

Com relação à técnica de pintura utilizada nessas suculentas, por conta do acabamento perfeito e da precisão na preservação de algumas partes, eu me arriscaria dizer que se trata de pintura com aerógrafo (também conhecido como airbrush), uma pequena pistola ligada a um compressor de ar comprimido usada para produzir efeitos em desenhos. Trabalhei com ilustração para publicidade por muitos anos e usava esse equipamento em meus trabalhos, e o resultado é simplesmente fantástico.

Mas, como sempre acontece, outros produtores embarcaram na novidade e desenvolveram suas próprias técnicas de pintura, porém,  o resultado são plantas com uma aparência opaca e bastante artificial, como pode ver na foto a seguir.

suculenta pintada

Suculentas pintadas ficarão coloridas para sempre?

Como as suculentas têm um crescimento bem lento, provavelmente a planta ficará colorida ainda por um bom tempo depois da compra, mas sinto informar que elas não serão coloridas para sempre. À medida que a planta for se desenvolvendo, a cor natural da planta começará a aparecer na base das folhas, e os brotos novos vão nascer da cor original da planta.

Outro detalhe que contribui bastante para uma maior permanência da cor, é o fato da Echeveria ser uma das espécies mais usadas neste processo de maquiagem. As Echeverias são suculentas bastante resistentes que só precisam ser regadas uma vez por mês, sempre evitando que as folhas sejam molhadas, o que ajuda a prevenir o desgaste da pintura mas, não vai ser difícil perceber que aos poucos a cor natural da planta vai ganhar destaque.

PUBLICIDADE

Desde o primeiro dia que ganhei minha suculenta pintada, uma Echeveria Estrela, coloquei-a dentro de casa, junto à porta de vidro que dá para a varanda, recebendo bastante luz, mas sem sol direto. A rega era feita direto no substrato, 1 vez por mês, sem deixar cair água nas folhas.

Depois de 3 meses, a planta se manteve bem saudável, mas já mostrava sua cor natural nas folhas superiores e nas mais novinhas que foram aparecendo.

Registrei as mudanças de tempos em tempos. Dá uma olhada:

suculenta pintada se desenvolvendo

Acima é possível comparar o desenvolvimento de uma suculenta pintada e o tempo de permanência da cor na planta: aos poucos, a cor natural começa a ficar evidente.

Suculentas pintadas podem ter problemas por causa da tinta?

As suculentas fazem a fotossíntese de uma maneira um pouco diferente das outras plantas, mas isso não significa que não precisam realizar o processo.

Como qualquer planta, é através das folhas que as suculentas absorvem energia da luz para se desenvolver, o que leva ao entendimento de que receber uma camada de corantes com possíveis produtos químicos sobre suas folhas, pode sim causar problemas à planta.

PUBLICIDADE

De qualquer forma, até hoje não existem estudos mais aprofundados que mostrem se as tintas usadas na pintura de suculentas causam ou não danos à planta.

 

Posso tirar mudas de suculentas pintadas?

Suculentas são reproduzidas facilmente a partir de suas folhas, e mesmo as suculentas maquiadas podem ser multiplicadas da mesma forma.

Mudinhas de suculentas coloridas vão gerar novas plantas na cor natural em que a espécie é encontrada na natureza, sem a maquiagem, já que a cor foi adicionada na camada externa da planta por pintura.

 

Como cuidar de suculentas pintadas?

O fato de sua suculenta ser colorida artificialmente não interfere na forma de cuidado, mas lembre-se que estes cuidados podem variar de espécie para espécie.

A grande maioria das suculentas devem ser regadas de forma mais espaçada, o que não significa pouca água, e precisam receber bastante luz do sol.

Se você deseja saber mais sobre como identificar cada espécie de suculenta e os cuidados no cultivo de cada uma delas, não deixe de ler o artigo Como identificar Cactos e Suculentas e conheça uma ferramenta que vai lhe ajudar bastante.

 

Como deixar as suculentas coloridas sem usar pintura?

Muita gente tem tido interesse em saber como deixar suas suculentas coloridas, sem pintura é claro.

Algumas espécies ganham tons mais vivos e partes ficam avermelhadas ou roxeadas com uma exposição frequente ao sol, como é o caso de alguns Seduns.

Para aquelas que não tem essa característica natural, é possível deixá-las coloridas através de uma técnica que usa sal amargo ou quelato de magnésio aplicados na forma de adubo foliar. Contudo posso te antecipar que é preciso um pouco de paciência até que os resultados sejam percebidos.

PUBLICIDADE

Meu objetivo com este blog é dar dicas com base em experiências pessoais, e como ainda não experimentei essa técnica, prefiro deixar para compartilhar este assunto em um novo artigo futuramente.

 

Existem suculentas coloridas na natureza?

Esse é o ponto mais legal de tudo isso. Existem mais de 22 mil espécies de suculentas já catalogadas por todo o mundo, e nos mais variados formatos, tamanhos e cores. Isso mesmo, em cores variadas! 

Encontramos suculentas em cores naturalmente incríveis, sem pintura, maquiagem ou qualquer outro tipo de manipulação. Algumas espécies são originadas de cruzamentos em laboratório, mas as mudas que vão nascer serão idênticas à planta mãe.

É justamente essa imensa gama de variantes que faz das suculentas, plantinhas altamente colecionáveis e as preferidas para montagem de arranjos.

É lógico que nem todas as espécies que ostentam cores e tonalidades diferentes são fáceis de se encontrar nas lojas, mas muitos produtores vendem pela internet e fazem o envio de plantas, de acordo com as regiões que atendem.

Repare só nesses exemplos. Não são incríveis?

Echeveria agavoides var. romeu

Echeveria colorata

Aeonium Zwartkop - Aeonium arboreum hibrido

Sedum rubrotinctum aurora

Crassula ovata jade

Graptoveria gilva

Aeonium 'Silk Pinwheel'

Kalanchoe luciae (orelha de elefante)

Conclusão

Agora que você já sabe que muitas das suculentas supercoloridas que você tem visto por aí, são resultado de um trabalho de maquiagem, cabe a você decidir se quer ter ou não essa novidade em sua coleção.

Mas volto a lembrar que as cores, único detalhe que faz elas serem diferentes das outras suculentas, não vão durar para sempre.

Já com relação aos cuidados com suculentas pintadas, nada muda em comparação a uma planta da mesma espécie, sem maquiagem.  O mesmo acontece caso pretenda tirar mudas.

Mas se você ama as suculentas da forma como vieram ao mundo, gordinhas, variadas em formatos, texturas e cores,  lembre-se que existem diversas espécies naturalmente coloridas e que não vão desbotar com o passar do tempo. Pesquise em sites de produtores que vendem pela internet: você vai se surpreender!

Quer saber mais sobre este assunto, tirar dúvidas ou mesmo sugerir novos temas? 

Siga o Plantas em Casa nas redes sociais e fale com a gente!

Não deixe de compartilhar esse conteúdo com quem ama suculentas!

Leia também

Mais recentes

Begonia Rex

Begônia Rex
Como cuidar da maneira certa

Revelamos alguns segredos para você ter essas plantas fantásticas sempre bonitas e saudáveis

Lirio da Paz

Lírio-da-Paz -
Aprenda a Cultivar e Cuidar

Os Lírios da Paz são fáceis de cultivar em casa, mas existe um segredo para terem sempre as charmosas flores brancas

poinsetia como cuidar

Como cuidar da Poinsétia -
Planta Bico-de-papagaio

Tudo que você precisa saber para ter sua Planta Bico de Papagaio bonita mesmo depois do Natal

como cuidar da pata-de-elefante

Como cuidar da Pata-de-elefante

Tudo que você precisa saber para cultivar do jeito certo

Mais lidos

como cuidar de anturio

Como cuidar do Antúrio

7 Segredos para você ter Antúrios sempre bonitos (e com flores)

Como cuidar da Costela de Adão

Costela de Adão

Conheça os segredos para ter sucesso no cultivo da Monstera

Como cultivar suculentas dentro de casa

Como cultivar suculentas em casa

Aprenda a escolher as suculentas certas para ter em casa

como cuidar de ripsalis

Ripsális Cacto-macarrrão

Aprenda a cuidar e tirar mudas fácil, fácil

25 plantas toxicas para cães e gatos

Conheça 25 plantas tóxicas para Cães e Gatos

Provavelmente você tem uma delas em casa
(ou gostaria de ter)

como cuidar da Ludísia Orquídea pipoca

Como cuidar da Ludísia - Orquídea Pipoca

A orquídea fácil de cuidar

como cuidar de hera

Como cuidar da Hera

Saiba tudo sobre esta trepadeira bastante versátil

Como cuidar do Pacová

Como cuidar do Pacová

Aprenda como cultivar o Pacová ou Babosa-de-Pau na sua casa

como cuidar da palmeira rafis raphis ráfia

Palmeira Ráfis

Como cuidar da palmeira mais versátil que você pode ter em casa

Como cuidar do Chifre-de-veado

Chifre-de-veado

Aprenda a cuidar desta samambaia escultural

Como cuidar das marantas

Aprenda a cuidar das Marantas

Conheça a planta que é uma verdadeira obra de arte

Como cuidar da comigo ninguém pode

Comigo-ninguém-pode

Como cuidar do jeito certo e seguro

Asplênio /
Samambaia Ninho-de-passarinho

Aprenda o jeito certo de cuidar

Como cuidar da Pleomele

Como cuidar da Pleomele reflexa

Aprenda a cultivar e tirar mudas do jeito certo

como cuidar da avenca

Como cuidar de Avenca

7 dúvidas que podem matar sua planta

Como cuidar de samambaia

Como cuidar de Samambaia

O Guia completo para ter samambaias sempre bonitas

como regar plantas em vasos - Blog Plantas em Casa

Como regar plantas em vasos

5 dúvidas que matam suas plantas

Como cuidar da planta Jibóia

Como cuidar da Jibóia

Saiba tudo sobre a planta que vai bem em qualquer ambiente

como cuidar da peperomia melancia

Peperômia Melancia

Como cuidar do jeito certo

como identificar cactos e suculentas

Como identificar Cactos e Suculentas

Conheça o livro que vai ajudar você a identificar seus cactos e suculentas

Como cuidar da Fitônia ou Planta Mosaico

Como cuidar das Fitônias

O Guia completo para cultivar e ter sua Fitônias — Fittonia albivenis — sempre bonitas em casa

como fazer a camada de drenagem em vasos

Como fazer a Camada de drenagem em vasos do jeito certo

Aprenda a fazer do jeito certo e pare de perder plantas

Mais recentes

Zamioculcas Como cuidar

Zamioculcas - Aprenda a cultivar e cuidar

Uma planta fácil de cuidar e que vai bem em ambientes de pouca luz

Begonia Rex

Begônia Rex
Como cuidar da maneira certa

Revelamos alguns segredos para você ter essas plantas fantásticas sempre bonitas e saudáveis

Lirio da Paz

Lírio-da-Paz -
Aprenda a Cultivar e Cuidar

Os Lírios da Paz são fáceis de cultivar em casa, mas existe um segredo para terem sempre as charmosas flores brancas

poinsetia como cuidar

Como cuidar da Poinsétia -
Planta Bico-de-papagaio

Tudo que você precisa saber para ter sua Planta Bico de Papagaio bonita mesmo depois do Natal

como cuidar da pata-de-elefante

Como cuidar da Pata-de-elefante

Tudo que você precisa saber para cultivar do jeito certo

Mais lidos

Como cuidar do Pacová

Como cuidar do Pacová

Aprenda como cultivar o Pacová ou Babosa-de-Pau na sua casa

como cuidar da Ludísia Orquídea pipoca

Como cuidar da Ludísia - Orquídea Pipoca

A orquídea fácil de cuidar

como fazer a camada de drenagem em vasos

Como fazer a Camada de drenagem em vasos do jeito certo

Aprenda a fazer do jeito certo e pare de perder plantas

Como cuidar do Chifre-de-veado

Chifre-de-veado

Aprenda a cuidar desta samambaia escultural

como cuidar da avenca

Como cuidar de Avenca

7 dúvidas que podem matar sua planta

como cuidar de hera

Como cuidar da Hera

Saiba tudo sobre esta trepadeira bastante versátil

Como cuidar da Fitônia ou Planta Mosaico

Como cuidar das Fitônias

O Guia completo para cultivar e ter sua Fitônias — Fittonia albivenis — sempre bonitas em casa

como cuidar da peperomia melancia

Peperômia Melancia

Como cuidar do jeito certo

Como cuidar de samambaia

Como cuidar de Samambaia

O Guia completo para ter samambaias sempre bonitas

Como cuidar da planta Jibóia

Como cuidar da Jibóia

Saiba tudo sobre a planta que vai bem em qualquer ambiente

como cuidar de ripsalis

Ripsális Cacto-macarrrão

Aprenda a cuidar e tirar mudas fácil, fácil

como cuidar da palmeira rafis raphis ráfia

Palmeira Ráfis

Como cuidar da palmeira mais versátil que você pode ter em casa

Como cuidar das marantas

Aprenda a cuidar das Marantas

Conheça a planta que é uma verdadeira obra de arte

Como cuidar da Pleomele

Como cuidar da Pleomele reflexa

Aprenda a cultivar e tirar mudas do jeito certo

Asplênio /
Samambaia Ninho-de-passarinho

Aprenda o jeito certo de cuidar

como cuidar de anturio

Como cuidar do Antúrio

7 Segredos para você ter Antúrios sempre bonitos (e com flores)

Como cuidar da comigo ninguém pode

Comigo-ninguém-pode

Como cuidar do jeito certo e seguro

Como cuidar da Costela de Adão

Costela de Adão

Conheça os segredos para ter sucesso no cultivo da Monstera

Como cultivar suculentas dentro de casa

Como cultivar suculentas em casa

Aprenda a escolher as suculentas certas para ter em casa

25 plantas toxicas para cães e gatos

Conheça 25 plantas tóxicas para Cães e Gatos

Provavelmente você tem uma delas em casa
(ou gostaria de ter)

como regar plantas em vasos - Blog Plantas em Casa

Como regar plantas em vasos

5 dúvidas que matam suas plantas

como identificar cactos e suculentas

Como identificar Cactos e Suculentas

Conheça o livro que vai ajudar você a identificar seus cactos e suculentas

ARTIGOS RELACIONADOS

como cuidar de ripsalis

Ripsális Cacto-macarrrão

Aprenda a cuidar e tirar mudas fácil, fácil

como identificar cactos e suculentas

Como identificar Cactos e Suculentas

Conheça o livro que vai ajudar você a identificar seus cactos e suculentas

ARTIGOS RECENTES

como cuidar da pata-de-elefante

Como cuidar da Pata-de-elefante

Tudo que você precisa saber para cultivar do jeito certo

Leia também

Como cuidar de samambaia

Como cuidar de Samambaia

O Guia completo para ter samambaias sempre bonitas

como cuidar da peperomia melancia

Peperômia Melancia

Como cuidar do jeito certo

como cuidar de hera

Como cuidar da Hera

Saiba tudo sobre esta trepadeira bastante versátil

Participamos do Programa de Associados da Amazon, um serviço de intermediação entre a Amazon e os clientes, que remunera a inclusão de links para o site da Amazon e os sites afiliados.

error: