Pular para o conteúdo

Plantas em casa

Chamaedorea elegans | Aprenda Como cuidar

como cuidar da palmeira Chamaedorea elegans

Perfeita para ambientes internos, a mini palmeira precisa de poucos cuidados e é fácil de cuidar

Se você está procurando uma planta para dar aquele toque tropical na sua casa, a Palmeira Chamaedora elegans é a escolha certa.

Conhecida também como Palmeira-Bambu, a Chamaedora elegans se desenvolve lindamente dentro de casa, o que pode ser um verdadeiro desafio para algumas espécies de palmeiras.

Fácil de cuidar e bastante resistente, esta mini palmeira com jeitão elegante exige pouca manutenção e dá mais vida a qualquer ambiente, sendo uma das preferidas pelos paisagistas para jardins de inverno e shopping centers.

PUBLICIDADE

É uma palmeira de caule lenhoso único e bem ereto, daí ser chamada de elegans.

Seu crescimento é bastante lento podendo atingir de 1 a 2m de altura, porém, dentro de casa, dificilmente essas palmeirinhas passam dos 90cm.

A Chamaedora elegans é originária das florestas tropicais da Guatemala e do sul do México, onde o ambiente é quente e úmido, mas apesar disso a espécie tolera temperaturas mais baixas.

Continue a leitura e aprenda agora como cuidar da Chamaedora elegans ou Palmeira Bambu.

Qual a luz ideal para cultivar a Chamaedora elegans?

A Palmeira bambu deve ser cultivada em ambientes de meia sombra, ou seja, aqueles locais com bastante claridade natural. O ideal é que receba a luz do sol indiretamente, mas pode ficar sob o sol fraco do início do dia ou do final de tarde.

Chamaedorea elegans luz ideal

A Palmeira Bambu deve ser cultivada à meia-sombra, podendo receber o sol fraco do início da manhã ou do fim de tarde.

O sol do meio do dia pode danificar seriamente sua mini palmeira, deixando-a com as pontas das folhas queimadas e em pouco tempo com as folhas amarronzadas.

Chamaedorea elegans com as ponrtas das folhas queimadas

A Chamaedorea elegans não deve ser cultivada sob sol forte. Suas folhas ficarão com as pontas queimadas e pouco tempo depois, com as folhas amarronzadas.

Como regar a Palmeira bambu?

A regra é simples: mantenha o substrato úmido, sem encharcar.

E o primeiro passo para evitar encharcamentos, mesmo aqueles que acontecem por um descuido, é ter um vaso com boa drenagem.

PUBLICIDADE

Para que a água escoe com facilidade, é fundamental que o vaso possua furos e camada de drenagem. Para saber como preparar um vaso com drenagem do jeito correto, veja meu outro artigo Aprenda a fazer a camada de drenagem em vasos e pare de perder plantas.

A Chamaedora elegans é mais tolerante a um período de seca, caso você se esqueça de regar, do que ao excesso de água, o que pode provocar apodrecimento das raízes.

Para regar, coloque a água diretamente no substrato até que comece a pingar pelos furos do vaso, e só volte a regar quando o substrato começar a secar. Como saber? Coloque o dedo na terra do vaso e aprofunde cerca de uns 2cm a 3cm. Se perceber que a mistura está úmida e seu dedo sair sujo de terra, espere mais uns dias para regar. Caso o dedo saia limpo, é hora de colocar água.

Como regar a Chamaedorea elegans

Regue a Chamaedorea elegans apenas quando o substrato estiver começando a ficar seco e nunca deixe encharcar para que as raízes não apodreçam.

Uma dica extra: se você quer que sua Palmeira chamaedora se desenvolva ainda mais bonita e saudável, prefira regá-la com água da chuva ou água descansada (reserve água da torneira em um recipiente sem tampa por 2 a 3 dias para que o cloro evapore).

Vimos que a Chamaedora elegans é originária de florestas tropicais úmidas, então, para você ter sucesso com ela, o ideal é tentar imitar esse ambiente úmido aí na sua casa. 

Pra isso, você pode manter o vaso apoiado sobre um prato largo com pedriscos e água, mas sem deixar que a água entre pelo fundo do vaso. 

Pulverizar as folhas regularmente evita com que as pontas fiquem queimadas por causa do calor e da falta de umidade no ambiente. Além disso, ajuda a eliminar a poeira que se acumula nas folhas, deixando sua palmeira com um verde mais intenso e com aparência saudável.

PUBLICIDADE

Apesar de a Chamaedora elegans ser ótima para ambientes internos, a espécie se desenvolve melhor em locais com temperatura normal, ou seja, aquele lugar onde você se sente confortável – nem frio, nem calor. 

Sendo assim, evite colocá-la onde o vento frio do ar condicionado possa incidir diretamente sobre ela ou onde haja correntes de ar frio do inverno.

A Palmeira Bambu dá um toque elagante e tropical na decoração de qualquer ambiente, mas evite colocá-la onde o vento frio do ar condicionado possa alcançá-la.

Qual o substrato ideal para a Palmeira Chamaedora elegans?

Um bom substrato é fundamental para que sua Chamedora possa prosperar.

A mistura deve ser rica em matéria orgânica e com boa drenagem.

Uma boa opção é usar terra adubada de jardim ou substrato comum de plantio, adicionando um pouco de composto orgânico como esterco curtido ou húmus de minhoca

Para evitar que a mistura fique muito pesada e retenha muita água, adicione um pouco de  fibras, vermiculita ou mesmo areia grossa. 

Se ao regar, a água ficar empossada na terra, provavelmente sua mistura está muito dura e você vai precisar colocar um pouco mais desses ingredientes para deixá-la mais soltinha.

A Palmeira Bambu deve ser cultivada em substrato rico em matéria orgânica, com boa drenagem e bem solto, para que suas raízes possam sem desenvolver.

Como adubar a Palmeira Bambu?


Para manter o substrato sempre rico com os nutrientes necessários para alimentar suas raízes, misture um pouco de húmus de minhoca à terra do vaso a cada 3 meses.

Você pode usar ainda, um fertilizante equilibrado como o NPK 10-10-10 de acordo com as instruções do fabricante. 

Evite adubar no inverno, quando a Chamedora está em período de dormência, e aguarde o início da primavera.

PUBLICIDADE

Quais as pragas e doenças mais comuns na Palmeira Chamedora elegans?

Como acontece com muitas plantas ornamentais, as pragas mais comuns em Chamedoras são as Cochonilhas e os Ácaros.

Cochonilhas costumam se alojar nas junções dos caules ou por trás das folhas, e se parecem com algodão.

Em pequenas infestações você pode combater as invasoras pulverizando calda de detergente neutro – 1 colher de sopa de detergente neutro ou de coco diluída em 1 litro d’água – uma vez por semana. 

Em infestações maiores ou se as cochonilhas continuarem resistindo, acresce um pouco de Óleo de Neem à calda de detergente.

Já os ácaros, cobrem as folhas com teias finas, parecidas com as das aranhas, deixando as folhas manchadas e sem cor.

Uma receita simples, do canal Apolonia Grade, é misturar 1 copo (cerca de 200ml) de álcool, 1 copo de vinagre e 1 litro de água e aplicar a cada 3 dias.
Lembrando que nem a calda de sabão, nem a mistura de álcool devem ser aplicados em horários onde o sol, mesmo que fraco, atinja a planta.

Com relação à doenças, Chamedoras podem sofrer com podridão de raízes se forem cultivadas em solo encharcado.

PUBLICIDADE

A Palmeira Chamedora dá flor?


Depois de 3 anos, normalmente surgem pequenos tufos de inflorescências amarelas, sem valor ornamental. Afinal, toda a beleza da Chamaedora está na elegância de sua folhagem.

As hastes florais podem ser cortadas quando as flores estiverem secas.

Inflorescência da Palmeira Chamaedorea elegans

As Inflorescências da Chamedora elegans costumam surgir depois que a planta se torna adulta, mas não têm valor ornamental.

Como Podar a Mini Palmeira?

Chamedoras são plantas de baixa manutenção e você só precisará fazer uma poda simples de limpeza, apenas para retirar aquelas folhas queimadas, secas ou amareladas.

As pontas queimadas podem ser aparadas.

PUBLICIDADE

Como tirar mudas de Palmeira Chamaedorea?

As Chamedoras se reproduzem por sementes. Porém, na sua casa, a forma mais fácil e rápida de fazer mudas é dividindo a touceira, caso sua planta esteja bem cheia. Para isso, retire a planta do vaso e usando uma faquinha de cozinha afiada, separe os rizomas.

Concluindo…

Agora você já sabe porque a Palmeira bambu é uma das preferidas para ambientes internos.

Basta escolher um lugar com boa claridade natural e sem sol direto, manter o substrato úmido, mas sem encharcar, para que você tenha uma linda mini palmeira dando um toque elegante e tropical na sua casa.

Veja agora um quadro com o resumo das características da espécie.

Nome popular

Palmeira Bambu, Mini Palmeira, Chamaedorea elegans, Chamedora

Nome científico

Chamaedorea elegans

Família

Arecaceae

Meia sombra / Luz indireta intensa, sem sol direto

Rico em matéria orgânica com boa drenagem

Solo constantemente úmido, sem encharcar

Recomendado para aumentar a umidade do ambiente, evitando que as pontas das folhas possam ficar queimadas

Não deve ser ser exposta a correntes de ar frio

Divisão de touceiras e sementes

Não é tóxica para pessoas ou animais

Não deixe de compartilhar esse post com quem ama plantas!

Leia também

Mais recentes

Zamioculcas Como cuidar

Zamioculcas - Aprenda a cultivar e cuidar

Uma planta fácil de cuidar e que vai bem em ambientes de pouca luz

Begonia Rex

Begônia Rex
Como cuidar da maneira certa

Revelamos alguns segredos para você ter essas plantas fantásticas sempre bonitas e saudáveis

Lirio da Paz

Lírio-da-Paz -
Aprenda a Cultivar e Cuidar

Os Lírios da Paz são fáceis de cultivar em casa, mas existe um segredo para terem sempre as charmosas flores brancas

poinsetia como cuidar

Como cuidar da Poinsétia -
Planta Bico-de-papagaio

Tudo que você precisa saber para ter sua Planta Bico de Papagaio bonita mesmo depois do Natal

como cuidar da pata-de-elefante

Como cuidar da Pata-de-elefante

Tudo que você precisa saber para cultivar do jeito certo

Mais lidos

Como cuidar do Pacová

Como cuidar do Pacová

Aprenda como cultivar o Pacová ou Babosa-de-Pau na sua casa

como cuidar da Ludísia Orquídea pipoca

Como cuidar da Ludísia - Orquídea Pipoca

A orquídea fácil de cuidar

como fazer a camada de drenagem em vasos

Como fazer a Camada de drenagem em vasos do jeito certo

Aprenda a fazer do jeito certo e pare de perder plantas

Como cuidar do Chifre-de-veado

Chifre-de-veado

Aprenda a cuidar desta samambaia escultural

como cuidar de hera

Como cuidar da Hera

Saiba tudo sobre esta trepadeira bastante versátil

Como cuidar da Fitônia ou Planta Mosaico

Como cuidar das Fitônias

O Guia completo para cultivar e ter sua Fitônias — Fittonia albivenis — sempre bonitas em casa

como cuidar da peperomia melancia

Peperômia Melancia

Como cuidar do jeito certo

Como cuidar de samambaia

Como cuidar de Samambaia

O Guia completo para ter samambaias sempre bonitas

Como cuidar da planta Jibóia

Como cuidar da Jibóia

Saiba tudo sobre a planta que vai bem em qualquer ambiente

como cuidar de ripsalis

Ripsális Cacto-macarrrão

Aprenda a cuidar e tirar mudas fácil, fácil

suculentas pintadas

Suculentas Pintadas

Isso é tudo que você precisa saber sobre elas

como cuidar da palmeira rafis raphis ráfia

Palmeira Ráfis

Como cuidar da palmeira mais versátil que você pode ter em casa

Como cuidar das marantas

Aprenda a cuidar das Marantas

Conheça a planta que é uma verdadeira obra de arte

Como cuidar da Pleomele

Como cuidar da Pleomele reflexa

Aprenda a cultivar e tirar mudas do jeito certo

Asplenio

Asplênio /
Samambaia Ninho-de-passarinho

Aprenda o jeito certo de cuidar

como cuidar de anturio

Como cuidar do Antúrio

7 Segredos para você ter Antúrios sempre bonitos (e com flores)

Como cuidar da comigo ninguém pode

Comigo-ninguém-pode

Como cuidar do jeito certo e seguro

Como cuidar da Costela de Adão

Costela de Adão

Conheça os segredos para ter sucesso no cultivo da Monstera

Como cultivar suculentas dentro de casa

Como cultivar suculentas em casa

Aprenda a escolher as suculentas certas para ter em casa

25 plantas toxicas para cães e gatos

Conheça 25 plantas tóxicas para Cães e Gatos

Provavelmente você tem uma delas em casa
(ou gostaria de ter)

como regar plantas em vasos - Blog Plantas em Casa

Como regar plantas em vasos

5 dúvidas que matam suas plantas

como identificar cactos e suculentas

Como identificar Cactos e Suculentas

Conheça o livro que vai ajudar você a identificar seus cactos e suculentas

ARTIGOS RELACIONADOS

Como cuidar de samambaia

Como cuidar de Samambaia

O Guia completo para ter samambaias sempre bonitas

Aprenda a cuidar do Chifre-de-Veado

Chifre-de-veado

Aprenda a cuidar desta samambaia escultural

Como cuidar do Asplenio

Asplênio / Samambaia Ninho-de-passarinho

Aprenda o jeito certo de cuidar

ARTIGOS RECENTES

como cuidar da pata-de-elefante

Como cuidar da Pata-de-elefante

Tudo que você precisa saber para cultivar do jeito certo

Participamos do Programa de Associados da Amazon, um serviço de intermediação entre a Amazon e os clientes, que remunera a inclusão de links para o site da Amazon e os sites afiliados.

error: