25 plantas tóxicas para cães e gatos

Provavelmente você tem uma delas em casa (ou gostaria de ter)

Provavelmente você tem uma delas em casa (ou gostaria de ter)

Ficus benjamina variegada - Ficus benjamina

Ter plantas em casa nunca esteve tão em alta como em tempos de pandemia.

Além de ser uma excelente opção para decorar qualquer espaço interno, as plantas contribuem para criar a ilusão de estar ao ar livre, mesmo quando se está a maior parte do tempo dentro de casa.

Não é novidade que a procura por plantas ornamentais simplesmente disparou nos últimos meses. 

E não é pra menos, já que todo dia vemos publicações com plantas simplesmente incríveis nas redes sociais, revistas e até em programas de tv: são as chamadas “plantas da moda”. Elas logo passam a fazer parte da lista das mais desejadas por quem passou a cultivar seu próprio jardim dentro de casa por causa do isolamento social.

Até aqui tudo certo, afinal, esse despertar por uma maior proximidade com o verde cultivando plantas de interior é algo muito positivo que surgiu a partir de um problema que atingiu o mundo tudo.

Mas, se você tem animais de estimação, lembre-se que o simples fato de levar para dentro de casa aquela planta linda que você tanto quis, pode colocar em risco a saúde e até mesmo a vida de seu pet.

A curiosidade e o hábito de alguns desses animaizinhos em sair mastigando tudo, pode representar um grande perigo, já que muitas das espécies de interior são plantas tóxicas para cães e gatos.

Então, o que fazer?

Como manter seu cão ou gato seguros sem abrir mão das plantas que tem em casa?

Antes de mais nada, é importante identificar que plantas você tem em casa e quais são plantas tóxicas para cães e gatos.

Se você decidir manter em casa uma planta tóxica para cães e gatos, saiba que vai precisar tomar algumas medidas para deixá-la fora do alcance do seu animal.

Uma boa alternativa é usar suportes de teto, como correntes e hangers em macramê para manter a planta suspensa.  Usar nichos e prateleiras altas e distantes de outros móveis também são boas opções.

Lembre-se que cães e gatos são animais extremamente inteligentes. E falando especialmente dos gatos, não se esqueça de que estantes e prateleiras podem não ser um obstáculo para alguns deles.

Veja agora algumas variedades de plantas tóxicas para cães e gatos

A American Society for the Prevention of Cruelty to Animals, uma empresa americana sem fins lucrativos fundada em 1866, que tem como objetivo prevenir a crueldade contra os animais em todos os Estados Unidos, publicou em sua página uma extensa lista contendo plantas que foram relatadas como tendo efeitos sistêmicos em animais e / ou efeitos intensos no trato gastrointestinal. Não se trata de uma listagem com informações completas sobre cada planta, mas apenas um resumo com as plantas mais comuns de serem cultivadas em casa.

Conheça agora algumas dessas plantas, além de outras espécies citadas na literatura botânica e por profissionais da jardinagem e do paisagismo.

1 - Ficus benjamina
Ficus benjamina

Ficus benjamina - é uma planta tóxica para cães e gatos

2 - Aloe
Aloe vera

PUBLICIDADE

Participamos do Programa de Associados da Amazon, um serviço de intermediação entre a Amazon e os clientes, que remunera a inclusão de links para o site da Amazon e os sites afiliados.