Como cuidar da Espada de São Jorge
Além de super-resistentes, as Sanseverias são fáceis de cultivar e perfeitas para decorar até os ambientes mais escuros.
A Espada-de-São-Jorge, chamada botanicamente de Sanseviéria trifasciata, tem lugar garantido na lista das plantas difíceis de matar.
Dependendo da região do Brasil, a planta Espada de São Jorge pode ser conhecida como Sanseveria, Espada-de-Santa-Bárbara, Espada-de-Ogum, Lança de São Jorge, Planta-de-serpente, Cauda-de-lagarto ou Língua-de-sogra.
PUBLICIDADE
Nativas da África tropical e Ásia, as plantas do gênero Sanseviéria reúnem mais de 130 espécies que se diferenciam pelo porte, formato das folhas e cores em suas folhagens.
Muito ornamentais, são plantas super-resistentes e fáceis de cultivar dentro de casa, perfeitas para decorar qualquer ambiente, até os mais escuros, pois são tolerantes a uma grande variedade de condições de luz.
Por muito tempo a Espada-de-São-Jorge vinha sendo cultivada principalmente por causa de sua fama de afastar energias negativas do ambiente, e não por seu valor ornamental.
A Espada-de-São-Jorge dá um toque de requinte na decoração, até mesmo em um banheiro, graças à sua capacidade de tolerar diferentes condições de luz.
Entretanto, por sustentar belíssimas padronagens e um formato escultural em suas folhas, a Espada de São Jorge tem ganhado destaque na decoração e em projetos de paisagismo, até como um elemento de sofisticação.
Conheça algumas das variedades mais usadas na decoração de interiores e no paisagismo.
PUBLICIDADE
Tipos de Espada de São Jorge:
Espada-de-São-Jorge
Sansevieria trifasciata
Espada-de-São-Jorge variegada
Sansevieria trifasciata 'Laurentii'
Espadinha
Sansevieria trifasciata Prain 'Hahnii'
Espadinha-dourada
Sansevieria trifasciata Prain 'Hahnii Golden'
Lança de São Jorge
Sansevieria cylindrica
Sanseveria trançada
Sansevieria cylindrica
Sanseveria boncel
Sansevieria boncel
Veja agora como cultivar e cuidar da Espada-de-São-Jorge:
Qual a luz ideal para a Espada de São Jorge?
Cultive sua Espada-de-São-Jorge de preferência em ambientes com bastante luz natural indireta, principalmente se ela tiver manchas mais claras, como a versão variegada, que em ambientes mais escuros perderá o contraste das cores.
Mas se sua casa não recebe muita iluminação natural, não se preocupe: as Sanseviérias se adaptam bem em praticamente todas as condições de luz, inclusive em sol pleno, sombra e até no breu.
PUBLICIDADE
Contudo, vale lembrar que a luz solar é imprescindível para o desenvolvimento saudável das plantas, ou seja, não é porque uma planta consegue se manter com pouca luz, que se desenvolverá com plena saúde.
Se você pretende cultivar sua Espada-de-São-Jorge sob sol pleno, é fundamental adaptá-la à nova condição.
As plantas à venda em floriculturas, supermercados e Garden Centers são produzidas em estufas onde a luz é intensa, mas o sol não atinge diretamente as plantas.
Então, para evitar que sua Espada-de-São-Jorge fique queimada ou passe por problemas mais sérios, faça a rustificação, ou seja, durante alguns dias, coloque-a por poucas horas sob a luz direta do sol e depois leve-a de volta para o local de meia-sombra. Aumente gradativamente o tempo sob o sol até deixá-la definitivamente no novo local.
PUBLICIDADE
Como regar a Espada de São Jorge?
A Espada-de-São-Jorge fica bem até quando você se esquece dela, já que é mais fácil que ela tenha problemas com o excesso de água do que por sua falta.
Como insisto em dizer em todos os tutoriais aqui do Plantas em Casa, o primeiro passo para não ter problemas com excessos na hora da rega é que o vaso tenha um bom sistema de escoamento, ou seja, furos no fundo e a camada de drenagem feita corretamente.
Se você ainda tem dúvidas sobre este assunto, vale a pena ler o artigo Como fazer a camada de drenagem em vasos, onde você vai aprender a forma correta de preparar um sistema de escoamento e, com isso, evitar perder plantas.
Todas as variedades da espécie são consideradas plantas suculentas, então, o ideal é esperar que o substrato fique praticamente seco antes de voltar a regar.
Coloque água diretamente na terra do vaso até perceber que começa a pingar pelo fundo do vaso e só volte a regar quando a mistura estiver quase seca.
E como saber se a terra está seca? Basta afundar o dedo na mistura e observar se vai sair sujo ou limpo. Se estiver sujo, significa que a terra ainda está molhada. Espere mais alguns dias, e volte a fazer o teste.
PUBLICIDADE
Dependendo da região do país onde você mora ou do local onde esteja cultivando sua planta Espada de São Jorge, os intervalos entre as regas podem variar bastante. Por isso, não deixe de conferir antes de sair colocando água na sua Sanseveria.
No inverno, as regas podem acontecer em intervalos ainda maiores, pois a evaporação da água é mais lenta e os solos ficam mais úmidos. Além disso, é nesse período em que a planta fica em repouso e gasta menos energia se preparando para a primavera.
Regar demais a Espada-de-São-Jorge provoca apodrecimento na base da planta, o que pode ser fatal.
Se isso acontecer, suspenda a rega, destaque as folhas ruins e espere uns dias até que o substrato seque completamente. Caso sua planta esteja dentro de casa, leve-a para um local com mais vento e calor para acelerar esse processo.
Se ainda assim a planta continuar dando sinais de que não está bem, provavelmente você terá que desplantá-la para avaliar se é possível dividir a touceira na tentativa de salvar algum rizoma que não tenha sido afetado.
Aliás, você pode fazer isso assim que perceber o problema: só depende de quão avançado esteja o processo de apodrecimento e da sua disposição em desmontar o vaso.
Nas variedades com folhas que formam roseta, como acontece com as Espadinhas, não deixe que a água se acumule no centro das folhas para evitar apodrecimento.
Qual o substrato ideal para cultivar as Sanseverias?
As Espadas-de-São-Jorge preferem um substrato solto e bem drenável.
Por serem consideradas suculentas, se dão muito bem em solos mais arenosos.
Prefira substratos com menor capacidade de reter umidade. Misturas para cactos e suculentas são uma boa opção, mas você pode preparar seu próprio substrato, adicionando vermiculita ou areia grossa de construção, a um substrato comum de plantio ou de terra vegetal. A proporção varia conforme as características da terra ou substrato que estiver usando.
Lembre-se que o resultado da mistura precisa ser bem solto, para não compactar, e a água possa escoar com facilidade.
Como adubar a Espada de São Jorge?
As Espadas de São Jorge são plantas bastante resistentes, por isso, não exigem muita adubação.
Use um adubo equilibrado, do tipo NPK 10-10-10 ou acrescente húmus de minhoca à mistura, em setembro e em janeiro. Isso vai ajudar a deixar sua planta mais resistente a pragas e doenças.
A Espada de São Jorge dá flor?
As Espadas-de-São-Jorge desenvolvem pendões com flores num tom de branco levemente bege, que se parecem com lírios.
Florescem anualmente, normalmente na primavera, desde que recebam água, sol e umidade adequadamente.
Porém, quando cultivadas em ambientes fechados, dificilmente conseguem florescer.
Floração da Espada de São Jorge
Suas flores têm um perfume adocicado e forte, que pode ser incômodo para pessoas alérgicas. Neste caso, ao perceber que uma haste floral está em desenvolvimento, é só cortá-la.
Mas se quiser manter sua Espada-de-São-Jorge florida, depois da floração não será necessário cortar as hastes, pois caem sozinhas.
A Espada-de-São-Jorge é tóxica?
Cultivar a Espada de São Jorge em casa é seguro desde que você tome alguns cuidados.
A planta contém em sua seiva uma substância tóxica chamada Saponina, por isso, nenhuma de suas partes deve ser ingerida por crianças, cães ou gatos, pois pode provocar náuseas, vômitos e diarreia.
Além disso, o líquido que sai de suas folhas pode provocar irritação ou erupções na pele. Então, na hora de fazer mudas ou cortar partes da planta, não deixe de usar luvas.
Para evitar problemas, a dica é cultivar sua Espada-de-São-Jorge em vasos altos, pedestais ou prateleiras, onde seu animalzinho de estimação ou as crianças pequenas não alcancem.
A Espada de São Jorge purifica o ar?
Um estudo realizado pela Nasa em 1989 revelou que a Espada de São Jorge, Sansevieria trifasciata, é eficiente para remover naturalmente poluentes orgânicos do ar, incluindo benzeno, formaldeído, tricloroetileno, além de xileno e tolueno, substâncias presentes em produtos comuns para limpeza, tintas e vernizes.
Como fazer mudas de Espada de São Jorge?
O processo mais fácil para se fazer mudas de Sanseverias, é dividindo a touceira. Basta separar os rizomas com raízes e plantas em um novo vaso com o substrato adequado.
Também é possível tirar mudas de Espada de São Jorge fazendo estacas de folhas. Neste processo, é só retirar uma folha inteira e cortar segmentos de cerca de 5cm, e enterrá-los cerca de 1cm na mistura apropriada, observando sempre o sentido original da folha.
É preciso podar a Espada de São Jorge?
As Sanseverias são plantas rústicas, e só será necessário realizar sua poda caso a planta esteja com folhas secas ou amareladas, para limpeza.
Como vimos anteriormente, as folhas da Espada-de-São-Jorge podem apodrecer na base quando a planta for regada em excesso ou mesmo se receber muita chuva, e neste caso, deverão ser cortadas.
Pragas e doenças
Apesar de muito resistentes, as Espadas-de-São-Jorge podem sofrer com algumas pragas comuns de jardins, mas, sem dúvida, as mais frequentes são as Cochonilhas. Elas são, de longe, as maiores inimigas dos jardineiros, pois conseguem se instalar até mesmo naquelas plantas que recebem todo carinho e atenção.
Para combatê-las, pulverize calda de detergente (1 litro de água + 1 colher de sopa de detergente de cozinha: coco ou neutro são os mais eficazes) e com a ajuda de um pano, pincel ou mesmo uma escova de dentes, retire as invasoras. Repita o processo semanalmente, sempre evitando o sol direto.
As Cochonilhas são trazidas pelo vento e por outras plantas, sem serem notadas. Sendo assim, manter a planta saudável, fornecendo a ela luz suficiente e água sem excesso, e fazer as 2 adubações anuais já é um bom começo para evitar o aparecimento dessa praga.
Concluindo...
As Sanseverias são plantas muito resistentes, fáceis de cuidar, purificam o ar do ambiente e, sem dúvida, embelezam qualquer ambiente, até mesmo os mais escuros.
Mas para ter sucesso no seu cultivo, é fundamental que ela esteja plantada em um vaso com bom sistema de drenagem, em substrato bem drenante e não exagerar na rega, o que pode ser fatal para a planta.
PUBLICIDADE
Veja agora um resumo das principais dicas para cultivar a Espada-de-São-Jorge.
Nome popular
Espada de São Jorge, Espada de Santa Bárbara, Espada de Ogum, Lança de São Jorge
Nome científico
Sansevieria trifasciata
Família
Agavaceae
- Luz
Meia sombra, sombra e sol pleno
- Solo
Arenoso
- Rega
Moderada: deve-se aguardar a mistura secar para voltar a regar
- Pulverização
Com moderação
- Vento
Sem restrição
- Reprodução
Divisão de touceiras, estacas de folhas
- Toxidade
Não deve ser ingerida por crianças ou animais de estimação. Ideal usar luva durante a poda ou replantio.
Não deixe de compartilhar esse post com quem ama plantas!
Leia também
Mais recentes
Chamaedorea elegans | Aprenda Como cuidar
Perfeita para ambientes internos, a mini palmeira precisa de poucos cuidados e é fácil de cuidar
Clorofito - Como cuidar e cultivar em casa
Conhecido também como Gravatinha, o Clorofito é fácil de cuidar e ainda ajuda a purificar o ar
Zamioculcas - Aprenda a cultivar e cuidar
Uma planta fácil de cuidar e que vai bem em ambientes de pouca luz
Violeta - Aprenda a cuidar e ter flores por mais tempo
Tudo o que você precisa saber para ter belas e saudáveis Violetas em casa
Begônia Rex
Como cuidar da maneira certa
Revelamos alguns segredos para você ter essas plantas fantásticas sempre bonitas e saudáveis
Lírio-da-Paz -
Aprenda a Cultivar e Cuidar
Os Lírios da Paz são fáceis de cultivar em casa, mas existe um segredo para terem sempre as charmosas flores brancas
Como cuidar da Poinsétia -
Planta Bico-de-papagaio
Tudo que você precisa saber para ter sua Planta Bico de Papagaio bonita mesmo depois do Natal
Como cuidar da Pata-de-elefante
Tudo que você precisa saber para cultivar do jeito certo
Mais lidos
Aprenda como cultivar o Pacová ou Babosa-de-Pau na sua casa
Como cuidar da Ludísia - Orquídea Pipoca
A orquídea fácil de cuidar
Como fazer a Camada de drenagem em vasos do jeito certo
Aprenda a fazer do jeito certo e pare de perder plantas
Aprenda a cuidar desta samambaia escultural
Saiba tudo sobre esta trepadeira bastante versátil
O Guia completo para cultivar e ter sua Fitônias — Fittonia albivenis — sempre bonitas em casa
Como cuidar do jeito certo
O Guia completo para ter samambaias sempre bonitas
Saiba tudo sobre a planta que vai bem em qualquer ambiente
Aprenda a cuidar e tirar mudas fácil, fácil
Isso é tudo que você precisa saber sobre elas
Como cuidar da palmeira mais versátil que você pode ter em casa
Conheça a planta que é uma verdadeira obra de arte
Como cuidar da Pleomele reflexa
Aprenda a cultivar e tirar mudas do jeito certo
Asplênio /
Samambaia Ninho-de-passarinho
Aprenda o jeito certo de cuidar
7 Segredos para você ter Antúrios sempre bonitos (e com flores)
Como cuidar do jeito certo e seguro
Conheça os segredos para ter sucesso no cultivo da Monstera
Como cultivar suculentas em casa
Aprenda a escolher as suculentas certas para ter em casa
Conheça 25 plantas tóxicas para Cães e Gatos
Provavelmente você tem uma delas em casa
(ou gostaria de ter)
5 dúvidas que matam suas plantas
Como identificar Cactos e Suculentas
Conheça o livro que vai ajudar você a identificar seus cactos e suculentas
ARTIGOS RELACIONADOS
O Guia completo para ter samambaias sempre bonitas
Aprenda a cuidar desta samambaia escultural
Asplênio / Samambaia Ninho-de-passarinho
Aprenda o jeito certo de cuidar
ARTIGOS RECENTES
Como cuidar da Pata-de-elefante
Tudo que você precisa saber para cultivar do jeito certo
Participamos do Programa de Associados da Amazon, um serviço de intermediação entre a Amazon e os clientes, que remunera a inclusão de links para o site da Amazon e os sites afiliados.