Como cuidar das Violetas
Tudo o que você precisa saber para ter belas e saudáveis Violetas em casa.
As violetas são uma das mais populares plantas de interior, desde o tempo de nossas avós. Afinal, quem não lembra dos vasinhos de violeta à beira das janelas lá pelos anos 80 e 90?
Elas são lindas, vêm em uma grande variedade de tipos, cores e tonalidades e são bem fáceis de serem cuidadas, pois não exigem muita manutenção.
PUBLICIDADE
Estas plantas se desenvolvem sob a luz solar indireta e podem durar por muitos anos.
As Violetas Africanas são cultivadas como plantas ornamentais desde o século 19.
Tudo começou quando o Barão Walter von Saint Paul-Illaire, um comissário distrital alemão em serviço na África, notou estas belezinhas roxas em suas caminhadas entre as rochas e montanhas na Tanzânia.
Fascinado com a descoberta, enviou sementes da planta para seu pai, um botânico alemão e jardineiro-chefe real nos Jardins Herrenhausen, na Alemanha.
A espécie ganhou nomenclatura científica e se tornou nome do gênero da flor, Saintpaulia, em homenagem ao seu descobridor.
Em pouco tempo, as violetas africanas estavam alegrando as casas por toda a Europa e mais tarde, conquistando o mundo com seus híbridos.
PUBLICIDADE
Estima-se que existam por todo o mundo mais de 6.000 variedades originadas da Violeta-africana selvagem, a Saintpaulia difficilis, que tem um tom de roxo escuro.
Por aqui, encontramos variedades bicolores, com pétalas dobradas, triplicadas, com bordas onduladas, fazendo delas plantas altamente colecionáveis. Apesar da grande quantidade de tipos disponíveis, todas elas obedecem às mesmas regras para cultivo.
Violetas bicolores: apenas uma das milhares de variedades da espécie.
Quer saber como cuidar das violetas africanas? Este artigo é para você!
Aqui estão 4 regras básicas e algumas dicas profissionais para cuidar e cultivar as violetas africanas em sua casa. Continue lendo para garantir belas e saudáveis violetas.
PUBLICIDADE
A luz ideal para as Violetas
As violetas africanas são fáceis de cultivar se você seguir algumas regras. A primeira delas é com relação à luz.
Você deve oferecer a elas as condições que teriam em sua selva nativa: luz solar intensa e filtrada, como aquela luz que atravessa por entre as árvores.
Procure um local próximo a uma janela bem iluminada, mas onde o sol não chegue diretamente.
Cultive suas violetas em um local com bastante luz natural, mas sem luz direta do sol.
Não coloque suas violetas sob o sol forte direto, pois as flores irão secar e as folhas ficarão com manchas amarelas.
Em ambientes de pouca luz, sua violeta dificilmente dará flores além de ficar com as folhas bem escuras. Além disso, um ambiente de muita sombra vai deixar as hastes estioladas, e a planta perderá seu formato original.
PUBLICIDADE
Como regar as Violetas Africanas
A segunda regra para ter sucesso com as violetas é não exagerar na água.
As Violetas Africanas são bastante suscetíveis a doenças ocasionadas por excesso de umidade na mistura, e isso inclui o apodrecimento das raízes.
Então, regue com moderação!
Coloque á água diretamente na terra até que a água comece a pingar pelo fundo do vaso, e só volte a regar quando a terra estiver quase seca. Como saber? Basta afundar o dedo no substrato e sentir se está úmido ou não. Se estiver úmido, seu dedo sairá sujo de terra, mas se sair limpo, significa que está seco e pode ser molhado.
Uma boa forma de evitar que o substrato fique muito úmido, é cultivar suas violetas em vasinhos de barro, com substrato bem soltinho e camada de drenagem. Além de muito charmosos, eles ajudam a absorver a água mais rapidamente.
PUBLICIDADE
E por falar em camada de drenagem, não deixe de ler nosso guia completo Aprenda a fazer a Camada de drenagem da forma correta e pare de perder suas plantas.
Se sua violeta africana estiver florida, evite a todo custo molhar as folhas, pois é provável que a água atinja as flores e resulte em doenças causadas por fungos.
As folhas das violetas africanas possuem uma penugem, os tricomas, micro estruturas da planta que absorvem umidade do ambiente, por isso, evite deixar cair água nas folhas. Se estiverem sujas, use um pincelzinho macio para limpar.
Em plantas bem desenvolvidas onde a folhagem cobre praticamente todo o substrato, levante as folhas de baixo com cuidado para regar direto na terra. Um regador de bico fino vai facilitar seu trabalho.
Regue as violetas diretamente no substrato. Levante as folhas de baixo com cuidado para colocar água direto na terra. Um regador de bico fino vai facilitar seu trabalho.
As violetas africanas são um pouco exigentes com relação à temperatura da água da rega. Jamais use água gelada, principalmente no outono e inverno, pois isso pode causar manchas nas folhas. As violetas ficam mais felizes se a água estiver levemente morna ou em temperatura normal no verão.
Aqui vai uma dica extra: deixe a água da torneira descansar por uns dois dias para que o cloro evapore antes de regar ou pegue água da chuva para molhar suas violetas africanas. Isso pode fazer bastante diferença no desenvolvimento delas.
A temperatura ambiente ideal para cultivar Violetas
As violetas africanas se desenvolvem bem em ambientes úmidos com temperatura entre 20 e 25o.
Evite colocá-las em locais com vento ou em ambientes com ar condicionado.
Se você mora em regiões de clima muito seco ou estiver cultivando suas violetas em local com baixa umidade do ar, apoie o vasinho sobre um prato cheio de pedriscos cobertos por água, sem deixar que a água atinja o fundo do vaso. Isso ajudará a aumentar a umidade no ar ao redor da planta.
Adubar para florescerem por mais tempo
As violetas são plantas lindas, mas sem dúvida, seu principal atrativo são as flores que, infelizmente, não duram o ano todo.
Depois de uns 4 a 5 meses que as violetas chegam na nossa casa, os nutrientes daquele substrato ricamente adubado durante a produção começam a se esgotar, e a planta perde a força para voltar a florir.
Então o que fazer para que as violetas não passem pela época de floração sem flores?
O ideal é que você use um adubo específico para violetas, vendidos em garden centers e supermercados ou no link da nossa loja abaixo. Eles possuem uma formulação balanceada para a espécie, e devem ser usados conforme as instruções do rótulo.
Mas você também pode usar adubos para floração, porém, recomendo que use a metade da dosagem indicada no rótulo.
Se optar pela versão granulada, aplique sempre com o substrato molhado, espalhe bem o produto sobre a terra e regue em seguida.
Mas atenção: adubo em excesso pode causar danos ou mesmo matar sua violeta!
Para quem prefere adubos orgânicos, o Bokashi é uma ótima alternativa.
E aqui vai uma dica para dar uma bela florada nova: se perceber que as flores estão começando a murchar deixando a planta com um visual sem graça, arranque todas elas. Isso mesmo! Sem dó, dê uma beliscada em cada uma das flores, deixando a planta apenas com folhas.
Mas você vai precisar ir além disso e cortar as folhas mais velhas em volta de toda à base da planta, inclusive brotinhos, deixando apenas um miolo de folhas. Essa técnica vai fazer com que a violeta concentre as energias em um processo de rebrotamento. Volte a adubar depois de uma semana.
Lembre-se: adubar é apenas uma das regras fundamentais para que você tenha sucesso no cultivo das violetas africanas. Se você oferecer as condições adequadas de luz, rega, temperatura ambiente e adubar regularmente, sua planta estará em forma para lhe oferecer uma bela florada na época certa.
Você sabia que as flores de violetas tem formatos diferentes? As pétalas dessa lilás, são chamadas de dobrada, notem que parece um formato de rosa e a violeta na cor branca, são chamadas de simples. Outra curiosidade que poucos sabem é que as violetas dobradas duram 2 vezes mais. (Fonte: postagem do instagram @rmflores_holambra)
Como fazer mudas de Violetas
Aproveite as folhas que você retirou da sua violeta para fazer mudas.
Escolha folhas adultas e saudáveis, mantendo cerca de 2,5 a 4cm do caule e espete-as em um recipiente com substrato bem soltinho e furos para escoar a água. Você pode apoiar a folha em 2 palitinhos, para que fique mais firme e consiga enraizar mais facilmente. Coloque seu berçário de violetas em um local bem iluminado, sem sol direto, e mantenha a mistura úmida.
Depois de umas seis semanas, provavelmente você verá um grupo de pequenas folhinhas se formando na base do caule, junto ao solo.
Quando tiverem pelo menos 4 folhas com cerca de 4 a 5 cm, separe-as com cuidado da folha-mãe e coloque-as em vasos, mantendo as raízes minúsculas envolvidas pelo substrato. A partir daí, comece a cuidar delas como plantas adultas.
Depois de umas seis semanas, já é possível ver um grupo de pequenas folhinhas se formando na base do caule das estacas de folhas de violeta usadas para fazer mudas.
Pragas e doenças nas violetas
Violetas são suscetíveis a ataques de cochonilhas e ácaros, mas o principal problema que você poderá enfrentar, diz respeito ao excesso de umidade.
Vimos que regar além do necessário pode provocar a podridão nas raízes, o que seria irreversível.
Contudo, deixar cair água nas flores e folhas da sua violeta pode causar problemas sérios.
As flores ficam meladas, facilitando o aparecimento de fungos, como o Botrytis conhecido como mofo cinzento. O mesmo pode acontecer caso a água fique acumulada sobre as folhas.
Nesses casos, descarte as partes atacadas e fique de olho se o problema se alastrou pelo resto da planta.
Conclusão
As violetas africanas são tão fáceis de crescer dentro de casa que você não pode errar!
Lembre-se das 4 regras básicas:
- Cultive-as sob luz solar forte e filtrada, sem sol direto
- Regue somente no substrato e sem excessos
- Evite locais muito frios ou com vento
- Use adubo próprio para violetas
Se além disso, você adicionar uma boa dose de amor na hora de cuidar das suas violetas, com certeza estas plantas irão prosperar na sua casa.
PUBLICIDADE
Veja agora um quadro com o resumo sobre as Violetas Africanas.
Nome popular
Violeta, Violeta africana
Nome científico
Saintpaulia ionantha
Família
Gesneriaceae
- Luz
Meia sombra com luz intensa, sem sol direto
- Solo
Bem drenante
- Rega
Rega moderada, sem encharcamento, deixando o substrato ficar quase seco antes de regar
- Pulverização
Não é recomendada.
- Vento
Não tolera vento nem temperaturas muito baixas
- Reprodução
Divisão de touceira, estacas de folhas
- Toxidade
Sem relatos de toxicidade
Espero que este guia tenha lhe dado todas as ferramentas necessárias para cultivar violetas africanas saudáveis para alegrar sua vida.
Se tiver dúvidas, entre em contato. Terei prazer em lhe ajudar!
Não deixe de compartilhar essas informações com quem ama plantas!
Leia também
Mais recentes
Chamaedorea elegans | Aprenda Como cuidar
Perfeita para ambientes internos, a mini palmeira precisa de poucos cuidados e é fácil de cuidar
Espada de São Jorge - Aprenda a cuidar
Além de super-resistentes, as Sanseverias são fáceis de cultivar e perfeitas para decorar até os ambientes mais escuros.
Clorofito - Como cuidar e cultivar em casa
Conhecido também como Gravatinha, o Clorofito é fácil de cuidar e ainda ajuda a purificar o ar
Zamioculcas - Aprenda a cultivar e cuidar
Uma planta fácil de cuidar e que vai bem em ambientes de pouca luz
Begônia Rex
Como cuidar da maneira certa
Revelamos alguns segredos para você ter essas plantas fantásticas sempre bonitas e saudáveis
Lírio-da-Paz -
Aprenda a Cultivar e Cuidar
Os Lírios da Paz são fáceis de cultivar em casa, mas existe um segredo para terem sempre as charmosas flores brancas
Como cuidar da Poinsétia -
Planta Bico-de-papagaio
Tudo que você precisa saber para ter sua Planta Bico de Papagaio bonita mesmo depois do Natal
Como cuidar da Pata-de-elefante
Tudo que você precisa saber para cultivar do jeito certo
Mais lidos
Como fazer a Camada de drenagem em vasos do jeito certo
Aprenda a fazer do jeito certo e pare de perder plantas
Aprenda como cultivar o Pacová ou Babosa-de-Pau na sua casa
Como cuidar da Ludísia - Orquídea Pipoca
A orquídea fácil de cuidar
Aprenda a cuidar desta samambaia escultural
7 dúvidas que podem matar sua planta
Saiba tudo sobre esta trepadeira bastante versátil
O Guia completo para cultivar e ter sua Fitônias — Fittonia albivenis — sempre bonitas em casa
Como cuidar do jeito certo
O Guia completo para ter samambaias sempre bonitas
Saiba tudo sobre a planta que vai bem em qualquer ambiente
Aprenda a cuidar e tirar mudas fácil, fácil
Isso é tudo que você precisa saber sobre elas
Como cuidar da palmeira mais versátil que você pode ter em casa
Conheça a planta que é uma verdadeira obra de arte
Como cuidar da Pleomele reflexa
Aprenda a cultivar e tirar mudas do jeito certo
Asplênio /
Samambaia Ninho-de-passarinho
Aprenda o jeito certo de cuidar
Como cuidar do jeito certo e seguro
Conheça os segredos para ter sucesso no cultivo da Monstera
Como cultivar suculentas em casa
Aprenda a escolher as suculentas certas para ter em casa
Conheça 25 plantas tóxicas para Cães e Gatos
Provavelmente você tem uma delas em casa
(ou gostaria de ter)
5 dúvidas que matam suas plantas
Como identificar Cactos e Suculentas
Conheça o livro que vai ajudar você a identificar seus cactos e suculentas
ARTIGOS RELACIONADOS
ARTIGOS RECENTES
Como cuidar da Pata-de-elefante
Tudo que você precisa saber para cultivar do jeito certo
Leia também
O Guia completo para ter samambaias sempre bonitas
Como cuidar do jeito certo
Saiba tudo sobre esta trepadeira bastante versátil
Participamos do Programa de Associados da Amazon, um serviço de intermediação entre a Amazon e os clientes, que remunera a inclusão de links para o site da Amazon e os sites afiliados.