Chamaedorea elegans | Aprenda Como cuidar
Perfeita para ambientes internos, a mini palmeira precisa de poucos cuidados e é fácil de cuidar
Se você está procurando uma planta para dar aquele toque tropical na sua casa, a Palmeira Chamaedora elegans é a escolha certa.
Conhecida também como Palmeira-Bambu, a Chamaedora elegans se desenvolve lindamente dentro de casa, o que pode ser um verdadeiro desafio para algumas espécies de palmeiras.
PUBLICIDADE
Fácil de cuidar e bastante resistente, esta mini palmeira com jeitão elegante exige pouca manutenção e dá mais vida a qualquer ambiente, sendo uma das preferidas pelos paisagistas para jardins de inverno e shopping centers.
É uma palmeira de caule lenhoso único e bem ereto, daí ser chamada de elegans.
Seu crescimento é bastante lento podendo atingir de 1 a 2m de altura, porém, dentro de casa, dificilmente essas palmeirinhas passam dos 90cm.
A Chamaedora elegans é originária das florestas tropicais da Guatemala e do sul do México, onde o ambiente é quente e úmido, mas apesar disso a espécie tolera temperaturas mais baixas.
Continue a leitura e aprenda agora como cuidar da Chamaedora elegans ou Palmeira Bambu.
PUBLICIDADE
Qual a luz ideal para cultivar a Chamaedorea elegans?
A Palmeira bambu deve ser cultivada em ambientes de meia sombra, ou seja, aqueles locais com bastante claridade natural. O ideal é que receba a luz do sol indiretamente, mas pode ficar sob o sol fraco do início do dia ou do final de tarde.
A Palmeira Bambu deve ser cultivada à meia-sombra, podendo receber o sol fraco do início da manhã ou do fim de tarde.
O sol do meio do dia pode danificar seriamente sua mini palmeira, deixando-a com as pontas das folhas queimadas e em pouco tempo com as folhas amarronzadas.
A Chamaedorea elegans não deve ser cultivada sob sol forte. Suas folhas ficarão com as pontas queimadas e pouco tempo depois, com as folhas amarronzadas.
Como regar a Palmeira bambu?
A regra é simples: mantenha o substrato úmido, sem encharcar.
E o primeiro passo para evitar encharcamentos, mesmo aqueles que acontecem por um descuido, é ter um vaso com boa drenagem.
PUBLICIDADE
Para que a água escoe com facilidade, é fundamental que o vaso possua furos e camada de drenagem. Para saber como preparar da forma correta um vaso com drenagem, veja meu outro artigo Aprenda a fazer a camada de drenagem em vasos e pare de perder plantas.
A Chamaedora elegans é mais tolerante a um período de seca, caso você se esqueça de regar, do que ao excesso de água, o que pode provocar apodrecimento das raízes.
Para regar, coloque a água diretamente no substrato até que comece a pingar pelos furos do vaso, e só volte a regar quando o substrato começar a secar. Como saber? Coloque o dedo na terra do vaso e aprofunde cerca de uns 2cm a 3cm. Se perceber que a mistura está úmida e seu dedo sair sujo de terra, espere mais uns dias para regar. Caso o dedo saia limpo, é hora de colocar água.
Regue a Chamaedorea elegans apenas quando o substrato estiver começando a ficar seco e nunca deixe encharcar para que as raízes não apodreçam.
Uma dica extra: se você quer que sua Palmeira Chamedora se desenvolva ainda mais bonita e saudável, prefira regá-la com água da chuva ou água descansada (reserve água da torneira em um recipiente sem tampa por 2 a 3 dias para que o cloro evapore).
Vimos que a Chamaedorea elegans é originária de florestas tropicais úmidas, então, para você ter sucesso com ela, o ideal é tentar imitar esse ambiente úmido aí na sua casa.
PUBLICIDADE
Pra isso, você pode manter o vaso apoiado sobre um prato largo com pedriscos e água, mas sem deixar que a água entre pelo fundo do vaso.
Pulverizar as folhas regularmente evita com que as pontas fiquem queimadas por causa do calor e da falta de umidade no ambiente. Além disso, ajuda a eliminar a poeira que se acumula nas folhas, deixando sua palmeira com um verde mais intenso e com aparência saudável.
Apesar de a Chamaedora elegans ser ótima para ambientes internos, a espécie se desenvolve melhor em locais com temperatura normal, ou seja, aquele lugar onde você se sente confortável – nem frio, nem calor.
Sendo assim, evite colocá-la onde o vento frio do ar condicionado possa incidir diretamente sobre ela ou onde haja correntes de ar frio do inverno.
A Palmeira Bambu dá um toque elagante e tropical na decoração de qualquer ambiente, mas evite colocá-la onde o vento frio do ar condicionado possa alcançá-la.
Qual o substrato ideal para a Palmeira Chamaedorea elegans?
Um bom substrato é fundamental para que sua Chamedora possa prosperar.
A mistura deve ser rica em matéria orgânica e com boa drenagem.
PUBLICIDADE
Uma boa opção é usar terra adubada de jardim ou substrato comum de plantio, adicionando um pouco de composto orgânico como esterco curtido ou húmus de minhoca.
Para evitar que a mistura fique muito pesada e retenha muita água, adicione um pouco de fibras, vermiculita ou mesmo areia grossa.
Se ao regar, a água ficar empossada na terra, provavelmente sua mistura está muito dura e você vai precisar colocar um pouco mais desses ingredientes para deixá-la mais soltinha.
A Palmeira Bambu deve ser cultivada em substrato rico em matéria orgânica, com boa drenagem e bem solto, para que suas raízes possam sem desenvolver.
Como adubar a Palmeira Bambu?
Para manter o substrato sempre rico com os nutrientes necessários para alimentar suas raízes, misture um pouco de húmus de minhoca à terra do vaso a cada 3 meses.
Você pode usar ainda, um fertilizante equilibrado como o NPK 10-10-10 de acordo com as instruções do fabricante.
Evite adubar no inverno, quando a Chamedora está em período de dormência, e aguarde o início da primavera.
Quais as pragas e doenças mais comuns na Palmeira Chamedora elegans?
Como acontece com muitas plantas ornamentais, as pragas mais comuns em Chamedoras são as Cochonilhas e os Ácaros.
Cochonilhas costumam se alojar nas junções dos caules ou por trás das folhas, e se parecem com algodão.
Em pequenas infestações você pode combater as invasoras pulverizando calda de detergente neutro – 1 colher de sopa de detergente neutro ou de coco diluída em 1 litro d’água – uma vez por semana.
Em infestações maiores ou se as cochonilhas continuarem resistindo, acresce um pouco de Óleo de Neem à calda de detergente.
Já os ácaros, cobrem as folhas com teias finas, parecidas com as das aranhas, deixando as folhas manchadas e sem cor.
Uma receita simples, do canal Apolonia Grade, é misturar 1 copo (cerca de 200ml) de álcool, 1 copo de vinagre e 1 litro de água e aplicar a cada 3 dias.
Lembrando que nem a calda de sabão, nem a mistura de álcool devem ser aplicados em horários onde o sol, mesmo que fraco, atinja a planta.
Com relação a doenças, Chamedoras podem sofrer com podridão de raízes se forem cultivadas em solo encharcado.
A Palmeira Chamedora dá flor?
Depois de 3 anos, normalmente surgem pequenos tufos de inflorescências amarelas, sem valor ornamental. Afinal, toda a beleza da Chamaedora está na elegância de sua folhagem.
As hastes florais podem ser cortadas quando as flores estiverem secas.
As Inflorescências da Chamedora elegans costumam surgir depois que a planta se torna adulta, mas não têm valor ornamental.
Como Podar a Mini Palmeira?
Chamedoras são plantas de baixa manutenção e você só precisará fazer uma poda simples de limpeza para retirar aquelas folhas queimadas, secas ou amareladas.
As pontas queimadas podem ser aparadas.
Como tirar mudas de Palmeira Chamaedorea?
As Chamaedoreas se reproduzem por sementes. Porém, na sua casa, a forma mais fácil e rápida de fazer mudas é dividindo a touceira, caso sua planta esteja bem cheia. Para isso, retire a planta do vaso e usando uma faquinha de cozinha afiada, separe os rizomas.
Concluindo…
Agora você já sabe porque a Palmeira bambu é uma das preferidas para ambientes internos.
Basta escolher um lugar com boa claridade natural e sem sol direto, manter o substrato úmido, mas sem encharcar, para que você tenha uma linda mini palmeira dando um toque elegante e tropical na sua casa.
PUBLICIDADE
Veja agora um quadro com o resumo das características da espécie.
Nome popular
Palmeira Bambu, Mini Palmeira, Chamaedorea elegans, Chamedora
Nome científico
Chamaedorea elegans
Família
Palmae / Arecaceae
- Luz
Meia sombra / Luz indireta intensa, sem sol direto
- Solo
Rico em matéria orgânica com boa drenagem
- Rega
Solo constantemente úmido, sem encharcar
- Pulverização
Recomendado para aumentar a umidade do ambiente, evitando que as pontas das folhas possam ficar queimadas
- Vento
Não deve ser ser exposta a correntes de ar frio
- Reprodução
Divisão de touceiras e sementes
- Toxidade
Não é tóxica para pessoas ou animais
Não deixe de compartilhar esse post com quem ama plantas!
Leia também
Mais recentes
Clorofito - Como cuidar e cultivar em casa
Conhecido também como Gravatinha, o Clorofito é fácil de cuidar e ainda ajuda a purificar o ar
Espada de São Jorge - Aprenda a cuidar
Além de super-resistentes, as Sanseverias são fáceis de cultivar e perfeitas para decorar até os ambientes mais escuros.
Violeta - Aprenda a cuidar e ter flores por mais tempo
Tudo o que você precisa saber para ter belas e saudáveis Violetas em casa
Zamioculcas - Aprenda a cultivar e cuidar
Uma planta fácil de cuidar e que vai bem em ambientes de pouca luz
Begônia Rex
Como cuidar da maneira certa
Revelamos alguns segredos para você ter essas plantas fantásticas sempre bonitas e saudáveis
Lírio-da-Paz -
Aprenda a Cultivar e Cuidar
Os Lírios da Paz são fáceis de cultivar em casa, mas existe um segredo para terem sempre as charmosas flores brancas
Como cuidar da Poinsétia -
Planta Bico-de-papagaio
Tudo que você precisa saber para ter sua Planta Bico de Papagaio bonita mesmo depois do Natal
Como cuidar da Pata-de-elefante
Tudo que você precisa saber para cultivar do jeito certo
Mais lidos
Como fazer a Camada de drenagem em vasos do jeito certo
Aprenda a fazer do jeito certo e pare de perder plantas
Aprenda como cultivar o Pacová ou Babosa-de-Pau na sua casa
Como cuidar da Ludísia - Orquídea Pipoca
A orquídea fácil de cuidar
Aprenda a cuidar desta samambaia escultural
7 dúvidas que podem matar sua planta
Saiba tudo sobre esta trepadeira bastante versátil
O Guia completo para cultivar e ter sua Fitônias — Fittonia albivenis — sempre bonitas em casa
Como cuidar do jeito certo
O Guia completo para ter samambaias sempre bonitas
Saiba tudo sobre a planta que vai bem em qualquer ambiente
Aprenda a cuidar e tirar mudas fácil, fácil
Isso é tudo que você precisa saber sobre elas
Como cuidar da palmeira mais versátil que você pode ter em casa
Conheça a planta que é uma verdadeira obra de arte
Como cuidar da Pleomele reflexa
Aprenda a cultivar e tirar mudas do jeito certo
Asplênio /
Samambaia Ninho-de-passarinho
Aprenda o jeito certo de cuidar
Como cuidar do jeito certo e seguro
Conheça os segredos para ter sucesso no cultivo da Monstera
Como cultivar suculentas em casa
Aprenda a escolher as suculentas certas para ter em casa
Conheça 25 plantas tóxicas para Cães e Gatos
Provavelmente você tem uma delas em casa
(ou gostaria de ter)
5 dúvidas que matam suas plantas
Como identificar Cactos e Suculentas
Conheça o livro que vai ajudar você a identificar seus cactos e suculentas
ARTIGOS RELACIONADOS
O Guia completo para ter samambaias sempre bonitas
Aprenda a cuidar desta samambaia escultural
Asplênio / Samambaia Ninho-de-passarinho
Aprenda o jeito certo de cuidar
ARTIGOS RECENTES
Como cuidar da Pata-de-elefante
Tudo que você precisa saber para cultivar do jeito certo
Participamos do Programa de Associados da Amazon, um serviço de intermediação entre a Amazon e os clientes, que remunera a inclusão de links para o site da Amazon e os sites afiliados.