Pular para o conteúdo

Plantas em casa

DICAS E INFORMAÇÕES DE JARDINAGEM RESIDENCIAL PARA QUEM AMA TER PLANTAS EM CASA

Jardinagem residencial: aprenda como cuidar de plantas em vasos

RECEBA DICAS E NOVIDADES DO MUNDO DA JARDINAGEM EM SEU E-MAIL

Assine gratuitamente nossa Newsletter e fique sabendo primeiro das novas publicações!

    Você já se encantou com a beleza exótica do Caladium, mas não sabe como cuidar dele em casa? Não se preocupe, porque vou te ajudar!  Neste artigo, vou lhe mostrar todas as dicas e informações necessárias para que você possa cuidar de seu Caladium sem complicações, desde a escolha do local ideal até a prevenção de pragas e doenças.

    O Clorofito (Chlorophytum comosum), também conhecido como Gravatinha ou Planta- Aranha, é daquelas plantas bastante resistentes e fáceis de cuidar até para quem não se considera com dedo verde. Suas folhas são longas – podem atingir de 30cm a 40cm -, estreitas, macias, arqueadas e dispostas em tufos com até 45cm de altura.

    Singônio, denominado botanicamente como Syngonium podophyllum, é uma planta rústica, muito versátil e ótima para ser cultivada dentro de casa.Conhecida também como planta Cabeça de Flecha devido a suas folhas sagitadas (nome dado em botânica para o formato de seta), a espécie foi muito usada como planta de interior até o final dos anos 90 e depois ficou sumida do comércio.

    Quando o fim-de-ano se aproxima, já é possível notar nos supermercados e garden centers uma verdadeira invasão de vasinhos com a Planta Bico de papagaio, também conhecida como Poinsetia Natal ou Flor de Natal.

    Se você está procurando uma planta para dar aquele toque tropical na sua casa, a Palmeira Chamaedora elegans é a escolha certa. Conhecida também como Palmeira-Bambu, a Chamaedora elegans se desenvolve lindamente dentro de casa, o que pode ser um verdadeiro desafio para algumas espécies de palmeiras.

    As violetas são uma das mais populares plantas de interior, desde o tempo de nossas avós. Afinal, quem não lembra dos vasinhos de violeta à beira das janelas lá pelos anos 80 e 90 Elas são lindas, vêm em uma grande variedade de tipos, cores e tonalidades e são bem fáceis de serem cuidadas, pois não exigem muita manutenção.

    Apesar do nome difícil, a Zamioculca é uma planta muito fácil de cuidar.Conhecida também como Zamio ou planta ZZ por causa de seu nome cientifico Zamioculcas zamiifolia, é a planta ideal para quem está começando na jardinagem ou mesmo para aqueles que não têm muito tempo para cuidar das plantas.

    Existem mais de 2.000 espécies de Begônias por todo o mundo, mas, sem sombra de dúvida, a Begônia Rex é a Top 1 no universo das begônias. As Begônias Rex são super decorativas e suas folhas são extremamente vistosas e coloridas. 

    A Espada-de-São-Jorge, chamada botanicamente de Sanseviéria trifasciata, tem lugar garantido na lista das plantas difíceis de matar.

    Ter plantas em casa nunca esteve tão em alta como em tempos de pandemia. Mas, se você tem animais de estimação, saiba que o simples fato de levar para dentro de casa aquela planta linda que você tanto quis, pode colocar em risco a saúde e até mesmo a vida de seu pet.

    Conhecido popularmente como Cacto Macarrão, o Ripsális é um cacto um pouco diferente. Afinal, quando falamos em cacto logo pensamos naquelas plantas cheias de espinhos e que vivem no deserto com pouca água.

    As Fitônias (Fittonia albivenis) são plantas compactas que chamam a atenção pelos detalhes e pelo colorido de suas estampas. Suas folhas são pequenas, variando entre 5 a 10 cm de comprimento, quase sempre verdes com nervuras coloridas formando belíssimas tramas que percorrem toda a folha, daí serem conhecidas como planta mosaico. 

    Se você aprecia plantas com folhas estampadas em diferentes desenhos e cores,  provavelmente já despertou para a beleza das Marantas. Os desenhos nas folhas parecem até que foram feitos à mão por conta da grande quantidade de detalhes. 

    O Chifre-de-veado ou Platycerium bifurcatum é daquelas plantas que se destacam em qualquer paisagismo. O formato escultural dessa incrível samambaia é simplesmente surpreendente, e o mais legal de tudo é que você pode cultivá-la aí na sua casa.

    A Comigo ninguém pode ou Difembáquia é uma das plantas de interior mais tradicionais. Cultivada em casa desde o tempo dos nossos avós, essa folhagem com folhas verdes e manchas dá um toque tropical a qualquer ambiente.

    Você sabia que as samambaias são plantas pré-históricas? Elas são originárias das florestas, mas evoluíram geneticamente através dos tempos ficando mais resistentes e com isso, se adaptaram muito bem ao ambiente fechado das casas.

    A Peperômia melancia (Peperomia argyreia) não fica sem ser notada em nenhum jardim. Suas folhas quase redondas são listradas e brilhantes, e se destacam por serem parecidas com a casca da melancia. 

    Você provavelmente já deve ter reparado nas suculentas ultra coloridas que têm aparecido nos garden centers, supermercados, floriculturas ou mesmo em postagens nas redes sociais. Mas essa novidade tem despertado diferentes reações, principalmente entre os apaixonados por suculentas.

    Não sabe como regar plantas em vasos ? Quando regar? Qual o melhor horário para regar? Qual a quantidade de água que se deve colocar? O que usar para regar: regador ou borrifador? Água da torneira ou água de chuva? Chega de dúvidas! Aprenda de uma vez por todas como regar suas plantas do jeito certo.

    Se você quer saber como cuidar de avenca em vaso, precisa primeiro conhecer um pouco mais sobre essa planta tão apreciada no paisagismo de interiores. As avencas (Adiantum raddianum) são samambaias nativas do Brasil muito delicadas e bastante ornamentais.

    Nenhuma outra planta representa tão bem a mania de ter plantas em casa como a Costela de Adão ou Monstera deliciosa. Essa belíssima folhagem tipicamente tropical está estampada em almofadas, papéis de parede, tapetes, joias e até mesmo em roupas.

    Se assim como eu, você tem verdadeira paixão por essas plantas gordinhas e simpáticas chamadas Suculentas, provavelmente já deve ter se frustrado quando percebeu que depois de algum tempo, elas não estavam tão bonitas como no dia que chegaram na sua casa.

    Pode não parecer, mas essa linda folhagem é uma samambaia. Também conhecido como Samambaia Ninho-de-passarinho por conta de sua forma que lembra um ninho, o Asplênio é uma das samambaias mais cultivadas no mundo.

    Se você está procurando uma planta com porte de arbusto, fácil de cuidar e que se dá muito bem em casa, a Pleomele é uma excelente opção. Também conhecida como Dracena Reflexa, a Pleomele é uma planta de clima tropical, quente e úmido. É nativa da Índia, Madagascar e Ilhas Maurício.

    Se você ama cactus e suculentas assim como eu, já deve ter encontrado muita dificuldade na hora de buscar informações sobre as diferentes espécies dessas plantas tão incríveis.

    Se você ama orquídeas, mas acha que elas dão muito trabalho, você precisa conhecer a Ludisia. Essa plantinha linda, também conhecida como Orquídea Pipoca ou Orquídea Joia, com certeza vai conquistar seu coração.

    Você sabia que é mais fácil matar uma planta por excesso de água do que por falta? Pois é. Muita gente se engana bastante no quesito “como regar” e acaba perdendo suas plantas por motivos que poderiam ser evitados.

    As Heras são plantas trepadeiras de caule lenhoso que produzem raízes aéreas junto dos nós dos caules. Essas raízes se agarram com certa facilidade a superfícies úmidas e com alguma textura, como troncos das árvores, grades de madeira ou muros, por exemplo. 

    Provavelmente você também já se apaixonou por essa planta linda chamada Pacová. Não é pra menos, já que ela aparece com frequência nos posts sobre decoração e capas de revista. Mas aí vem aquela dúvida: como cuidar do Pacová e manter ele bonito dentro de casa?

    A Ráfis ou Ráfia é uma das palmeiras mais fáceis de serem cultivadas em interior. Nativa do Sul da China, não há relatos da descoberta da espécie na natureza. No passado, entre 1600 e 1800, essa palmeira foi levada para os palácios japoneses, mas acabou se popularizando e tempos depois, chegou na Europa e mais tarde nas Américas.

    A jiboia é sem dúvida uma das plantas mais cultivadas dentro de casa desde o tempo dos nossos avós. Essa trepadeira da família das Aráceas chama a atenção por suas folhas brilhantes, que podem ser totalmente verdes ou variegadas, com manchas ou listras em diferentes tonalidades, ou mesmo diferentes desenhos que variam de acordo com a espécie, criando um lindo efeito ornamental. 

    APRENDA O JEITO CERTO DE FAZER

    ARTIGOS RECENTES

    Lirio da Paz

    Lírio-da-Paz

    Aprenda a cultivar e cuidar

    poinsetia como cuidar

    Poinsétia

    Saiba como cuidar da planta Bico-de-papagaio mesmo depois do natal

    como cuidar da pata-de-elefante

    Pata-de-Elefante

    Veja como cultivar em casa essa planta tão curiosa

    SIGA O PLANTAS EM CASA

    RECEBA DICAS E NOVIDADES DO MUNDO DA JARDINAGEM EM SEU E-MAIL

    Assine gratuitamente nossa Newsletter e fique sabendo primeiro das novas publicações!

      error: